ESTUDANDO VOLUMES: POSSIBILIDADES NO ENSINO DE GEOMETRIA COM O GEOGEBRA

Raissa Samara Sampaio, Rosa Monteiro Paulo, Vanessa de Oliveira

Resumo


Este artigo apresenta recortes de um trabalho desenvolvido com o software GeoGebra para ensinar geometria. O interesse pelo tema ensino de geometria com tecnologias surgiu na graduação quando, para o Trabalho de Conclusão de Curso em Matemática, discutimos as potencialidades do software GeoGebra para a aprendizagem geométrica, mais especificamente para o desenvolvimento da visualização. Esse interesse se ampliou e nos impulsionou a novas investigações no mestrado onde o objetivo é discutir o modo pelo qual, com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), pode-se desenvolver, com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, a visualização. A postura assumida na pesquisa é fenomenológica, o que implica considerar as possibilidades de produção de conhecimento pelo aluno. Para o trabalho com os alunos elaboramos algumas tarefas que permitissem analisar a expressão do seu raciocínio quando há manipulação do software. A partir do que na pesquisa se mostra, compreende-se que a exploração propiciada pelo software permite aos alunos levantar hipóteses, fazer conjecturas, testar caminhos e concluir ideias.  Ou seja, os alunos se envolvem com o fazer matemática colocando-se em uma postura crítica que os leva a investigar as construções explorando propriedades das figuras.


Texto completo:

PDF

Referências


BORBA, M. C. Coletivos seres-humanos-com-mídias e a produção de Matemática. In: I Simpósio Brasileiro de Psicologia da Educação Matemática, 2002, Curitiba. I Simpósio Brasileiro de Psicologia da Educação Matemática, 2001. v. 1. p. 135-146.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN. Matemática). Brasília: MEC/SEF, 1998.

COSTA, C. Visualização, veículo para a educação em geometria. Anais do Encontro da Seção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, p. 157-184, Fundão, Portugal, 2000.

FLORES, C. R. Olhar, Saber, Representar: Ensaios sobre a representação em perspectiva. 2003. 189 f. Tese (Doutorado em Educação) Centro de Ciências da Educação, Universidade Estadual de Santa Catarina, Florianópolis, 2003. Disponível em:< https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/85164>. Acesso em: 04 abr 2018.

FLORES, C. R e WAGNER, D. R e BURATTO, I. C. F. (2012). Pesquisa em visualização na educação matemática: conceitos, tendências e perspectivas. Educação Matemática Pesquisa, v. 14, n. 1, p. 31-45.

PAULO, R. M. O Significado Epistemológico dos Diagramas na Construção do Conhecimento Matemático e no Ensino de Matemática. 2006. 192 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas Campus de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2006.

SANTOS, S. C. A Produção Matemática em um Ambiente Virtual de Aprendizagem: o caso da Geometria Euclidiana Espacial. 2006, 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2006.

SANTOS, C. O. (2009). A importância da visualização no ensino da geometria plana e espacial. 2009. 49 f. Monografia (Graduação em Licenciatura em Matemática) Unidade Universitária de Jussara, Universidade Estadual de Goiás, Jussara.

VALENTE, J. A. A comunicação e a educação baseada no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Revista UNIFESO Humanas e Sociais, v. 1, n. 1, p. 141-166, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Educação & Tecnologia

ISSN IMPRESSO 1516-280X

ISSN ELETRÔNICO 2179-6122