A ESCRITA COLABORATIVA EM REDE COMO ELEMENTO TRANSFORMADOR NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM CURSO TÉCNICO EAD

André Guarda Rezende, Keila Bossolani Kiill

Resumo


RESUMO

O objetivo deste estudo foi analisar a prática de escrita colaborativa em rede, para verificar em que medida o domínio da utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) interferem nos processos de criação da autonomia e do conhecimento dos (as) educandos (as) do curso Técnico de Segurança do Trabalho do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, campus Machado, modalidade de educação à distância (EAD). É um estudo de caso único, com técnica de observação não participante, registro em diário de campo, utilização de entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo de Bardin. Foi possível categorizar os dados levantados em quatro temas, os quais refletiram que a escrita colaborativa de textos em rede, nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), tem se mostrado efetiva na construção autônoma do conhecimento, embora ainda pouco praticada pelos docentes na modalidade EAD.

 

Palavras-chave: escrita colaborativa em rede; tecnologias digitais; construção de conhecimento; autonomia; educação a distância.


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