A ESCRITA COLABORATIVA EM REDE COMO ELEMENTO TRANSFORMADOR NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM CURSO TÉCNICO EAD
Resumo
RESUMO
O objetivo deste estudo foi analisar a prática de escrita colaborativa em rede, para verificar em que medida o domínio da utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) interferem nos processos de criação da autonomia e do conhecimento dos (as) educandos (as) do curso Técnico de Segurança do Trabalho do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, campus Machado, modalidade de educação à distância (EAD). É um estudo de caso único, com técnica de observação não participante, registro em diário de campo, utilização de entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo de Bardin. Foi possível categorizar os dados levantados em quatro temas, os quais refletiram que a escrita colaborativa de textos em rede, nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), tem se mostrado efetiva na construção autônoma do conhecimento, embora ainda pouco praticada pelos docentes na modalidade EAD.
Palavras-chave: escrita colaborativa em rede; tecnologias digitais; construção de conhecimento; autonomia; educação a distância.
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, A. G; SILVA, J. C; SILVA, K. R. Tecnologia digital interativa na EJA: uma proposta libertária e colaborativa articulada em rede. 2015. 140f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18689. Acesso em julho de 2018.
ANDRÉ, M. R. D. A. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Série Pesquisa, Liberlivro, 2005.
BARBER, W; TAYLOR, S; BUCHANAN, S. Empowering Knowledge-Building Pedagogy in Online Environments: Creating Digital Moments to Transform Practice. Electronic Journal of e-Learning, v.12, n.2, p. 128-137, 2014. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1034366. Acesso em julho de 2018.
BARION, E.C.N; MARQUES, M.A.R.B. Docência e tutoria: diálogos e tensões. Rev. Teoria e Prática da Educação, v. 16, n. 1, p. 47-55, jan./abr. 2013. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/23761. Acesso em julho de 2018.
BORTOLOZO, C. R. F. Práticas de escrita colaborativa em ambiente digital: proposta de educação colaborativa. 2016. 96f. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, Campus de Bauru, Bauru, 2016. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/150527. Acesso em julho de 2018.
BRITTO, L. C et al. Motivos da Escolha da Educação a Distância: O Aluno como Consumidor. RAIMED - Revista de Administração IMED, v.6, n.2, p. 206-20, jul./dez. 2016. Disponível em: https://seer.imed.edu.br/index.php/raimed/article/view/1373. Acesso em julho de 2018.
CARVALHO, L. A. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) e a sala de aula. Perp. Online: hum. & sociais aplicada, Campos dos Goytacazes, v.17, n.6, p. 22-30, 2016. Disponível em: http://www.seer.perspectivasonline.com.br/index.php/humanas_sociais_e_aplicadas/article/view/999. Acesso em julho de 2018.
COIMBRA, M. N. C. T; MARTINS, A. M. O. O estudo de caso como abordagem metodológica no ensino superior. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 24, n. 3, p. 31-46, set./dez. 2013. Disponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2696. Acesso em julho de 2018.
FALKEMBACH, E. M. F. Diário de campo: um instrumento de reflexão. Contexto e Educação, Ijuí, Unijuí, v. 7, n. 2, p. 19-24, jul./set. 1987.
FISS; D. M. L; AQUINO, I. S. Tecnologias de informação e comunicação (TIC), autoria colaborativa e produção de conhecimento no ensino superior. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.21, n.2, p. 199-226, jul./dez. 2013. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/3813. Acesso em julho de 2018.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. Paz e Terra, 2011.
FREIRE, M.P.F; AMANTE, L. Os bastidores da escrita a distância em coautoria: percepção de estudantes de pós-graduação da Universidade Aberta de Portugal. Educação, Formação & Tecnologias, v.9, n.2, p. 21-66, jul./dez. 2016. Disponível em: https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/download/504/256. Acesso em julho de 2018.
FREITAS, A. Z. S et al. O ensino emancipador com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação. Educitec- Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v.1, n. 5, 2017. Disponível em http://200.129.168.183/ojs_mestrado01/index.php/teste/article/view/179/72. Acesso em julho de 2018.
GARCIA, V.L; JUNIOR, P.M.C. Educação à distância (EAD), conceitos e reflexões. Revista de Medicina (Ribeirão Preto), v. 48, n. 3, p. 209-13, 2015. Disponível em: http://revista.fmrp.usp.br/2015/vol48n3/simp1_Educacao-a-distancia-conceitos-e-reflexoes.pdf. Acesso em julho de 2018.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.
LOPES, A. M. As contribuições teóricas de Paulo Freire para os estudos em Educação a Distância: um estudo de caso da Rede e-Tec Brasil do CEFET-MG. 2014. 139f. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. Disponível em http://www.files.scire.net.br/atrio/cefet-mg-ppget_upl/THESIS/216/aline_moraes_lopes.pdf. Acesso em julho de 2018.
MARCHIORI, P. Z; GREEF, A.C. Atividade de escrita colaborativa: percepção de alunos, princípio cooperativo de Grice e social loafing. Educ. Pesqui., São Paulo, Ahead of print, out. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/2013nahead/aop1018.pdf. Acesso em julho de 2018.
MARTINAZZO, C. J. Ambientes virtuais: enfatizando a autonomia e a aprendizagem. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações, v. 12, n. 1, p. 455-469, jan./jul. 2014. Disponível em: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1384. Acesso em julho de 2018.
MILL, D. Flexibilidade educacional na cibercultura: analisando espaços, tempos e currículo em produções científicas da área educacional. RIED, v. 17, n. 2, p. 97-126, 2014, Disponível em: http://revistas.uned.es/index.php/ried/article/view/12680. Acesso em julho de 2018.
OLIVEIRA, S. A; PASSOS, C. L. B. O trabalho colaborativo e o desenvolvimento profissional de um grupo de professores dos anos iniciais: olhar para resolução de problemas. Cad. Pesq., São Luís, v. 24, n. Especial, set./dez. 2017. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8077. Acesso em julho de 2018.
PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Editora: Artmed, 2008.
PEIXOTO, J; CARVALHO, R. M. A. A autonomia do aluno no ensino superior a distância. Colabor@ - A Revista Digital da CVA-RICESU, v. 7, n. 26, 2011. Disponível em: http://pead.ucpel.tche.br/revistas/index.php/colabora/article/view/186. Acesso em julho de 2018.
PORTES, S. A. As tecnologias digitais da informação e comunicação na prática docente: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem. 2016. 139f. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, Campus de Bauru, Bauru, 2016. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/150323. Acesso em julho de 2018.
SANTOS, R. M. R. O processo de colaboração na educação online: interação mediada pelas tecnologias de informação e comunicação. 2008. 174f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande-MS, 2008. Disponível em: http://site.ucdb.br/public/md-dissertacoes/8042-o-processo-de-colaboracao-na-educacao-online-interacao-mediada-pelas-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao.pdf. Acesso em julho de 2018.
SEIXAS, L. J; VICARI, R. M. Avaliação de ambientes e ferramentas de escrita colaborativa em rede. Informática na Educação: Teoria e Prática, Porto Alegre, v. 5, n. 2, nov. 2002.
Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/20983. Acesso em julho de 2018.
SILVA, A. H; FOSSÁ, M. I. T. Análise de conteúdo: exemplo de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. Qualit@s Revista Eletrônica, v.17, n. 1, 2015. Disponível em: http://revista.uepb.edu.br/index.php/qualitas/article/view/2113/1403. Acesso em julho de 2018.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 Revista Educação & Tecnologia
ISSN IMPRESSO 1516-280X
ISSN ELETRÔNICO 2179-6122