FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UMA ANÁLISE DA LITERATURA

Ketilin Mayra Pedro

Resumo


O avanço e a disseminação das tecnologias digitais provocaram inúmeras mudanças na sociedade, de modo que novas competências e habilidades são exigidas cotidianamente, sendo necessário refletir sobre a capacitação dos professores em relação à utilização dos recursos tecnológicos em sala de aula, uma vez que estes atuam cotidianamente com os estudantes e compartilham da responsabilidade de torná-los digitalmente competentes. Considerando a importância de analisar as produções acadêmicas sobre a temática, com o intuito de examinar as produções e identificar novas temáticas a serem pesquisadas, este artigo teve por objetivo fazer uma revisão de literatura sobre a formação de professores, no âmbito das tecnologias digitais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica no Portal de Periódicos da CAPES e na Scientific Electronic Library Online. Ao observar as produções, verificou-se que, embora haja a necessidade de promover uma formação adequada para o aproveitamento desses recursos, no contexto escolar, ainda há alguns entraves e dificuldades nesse processo. É preciso promover formações iniciais e continuadas que propiciem mais do que conhecimentos instrumentais para a adoção das TDIC, tornando-se necessário refletir, conhecer e delinear novas metodologias de ensino, que empreguem tais recursos como um artefato pedagógico para construção e enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem.

 


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