A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ENGENHEIRO NA MODERNIDADE: O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO ENTRE CORPO, CONHECIMENTO E SABER

Rogério Rodrigues

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar a formação profissional em Engenharia que apresenta a predominância da interdição de avanços entre o conhecimento e o saber. Constata-se que na formação do engenheiro predominam aspectos de semelhança, eficiência e eficácia no modo de fazer, numa concepção quantitativa e acumulativa na aquisição do conhecimento. Como método utilizado, tem-se a proposição investigativa no campo da teoria crítica para analisar e interpretar a área temática educação, a partir de dois elementos básicos, que seriam a observação no local em que ocorre a formação do engenheiro e a análise das respostas dos questionários aplicados aos alunos do curso de Engenharia. Conclui-se que a exigência formativa do engenheiro na certeza do conhecimento produz um efeito de sofrimento ao sujeito, que não se pode permitir a dúvida e, principalmente, o fato de se constituir na diferença da engenhosidade e, com certa flexibilidade, no pensamento da relação entre significante e significado.

Palavra-chave: Educação; Formação Profissional; Engenharias.

 


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