A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ENGENHEIRO NA MODERNIDADE: O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO ENTRE CORPO, CONHECIMENTO E SABER
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a formação profissional em Engenharia que apresenta a predominância da interdição de avanços entre o conhecimento e o saber. Constata-se que na formação do engenheiro predominam aspectos de semelhança, eficiência e eficácia no modo de fazer, numa concepção quantitativa e acumulativa na aquisição do conhecimento. Como método utilizado, tem-se a proposição investigativa no campo da teoria crítica para analisar e interpretar a área temática educação, a partir de dois elementos básicos, que seriam a observação no local em que ocorre a formação do engenheiro e a análise das respostas dos questionários aplicados aos alunos do curso de Engenharia. Conclui-se que a exigência formativa do engenheiro na certeza do conhecimento produz um efeito de sofrimento ao sujeito, que não se pode permitir a dúvida e, principalmente, o fato de se constituir na diferença da engenhosidade e, com certa flexibilidade, no pensamento da relação entre significante e significado.
Palavra-chave: Educação; Formação Profissional; Engenharias.
Texto completo:
PDFReferências
ADORNO, T. & HORKHEIMER, M. A Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
ADORNO, T.. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2011.
CARDOSO, José Roberto. O engenheiro de 2020 uma inovação possível. In: Revista USP, n.100, 2014, p. 97-108. Disponível em: < http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/76172/79916>.
BOSI; Alfredo; MACHADO, Nilson José (orgs.). Educação hoje: questões em debate. Mesa Redonda. Estudos Avançados, v. 15, n. 42, maio-ago , 2001, p. 9-101. Disponível em: ; . Acesso em: 19 dez. 2018.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 34, 2014.
DEPOIMENTOS. Entrevistas concedidas ao autor, 2016.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 3. São Paulo: Loyola, 1996.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1991.
FREUD, Sigmund. Algumas reflexões sobre a psicologia do escolar (1914). In: Freud, Sigmund. Obras Completas. v. XIII. Rio de Janeiro: Imago, 1990.
GUATTARI, Felix. Revolução Molecular: pulsações políticas do desejo. São Paulo: Brasiliense, 1981.
JUNGES, Marcia; MACHADO, Ricardo. A política da infinitude. O professor e filósofo Vladimir Safatle analisa como as sociedades contemporâneas se constituem, para além das leis e consumo de mercadorias, em circuitos de afetos. São Leopoldo, Revista do Instituto Humanitas Unisinos, ano XVI, n. 487, 2016, p. 10-13. Disponível em: < http://www.ihuonline.unisinos.br/media/pdf/IHUOnlineEdicao487.pdf>. Acesso em: 18 dez. 2018.
LAJONQUIÈRE Leandro de. De Piaget a Freud: a (psico)pedagogia entre o conhecimento e o saber. Petrópolis, RJ: Vozes, 1992.
LAJONQUIÈRE, Leandro de. A escolarização de crianças "com DGD. Estilos da Clínica, v.2, n.3, p.116-129, 1997a.
LAJONQUIÈRE Leandro de. Dos "erros" e em especial daquele de renunciar à educação: Notas sobre psicanálise e educação. Estilos da Clínica, v.2, n.2, p. 27-43, 1997b.
LAJONQUIÈRE, Leandro de. De Piaget a Freud: mais ainda. In: PINTO, Manuel da Costa (org.). Coleção Memória da Pedagogia. São Paulo: Segmento-Duetto, v.1, p. 59-67, 2005.
LAJONQUIÈRE, Leandro de. Figuras do infantil: A psicanálise na vida cotidiana com as crianças. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
MARX, Karl. Contribuições à crítica da economia política. São Paulo: Martins Fontes, 1983.
NIETZSCHE, Friedrich. Como alguém se torna o que é. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
NIETZSCHE, Friedrich. Humano, demasiado humano: um livro para espíritos livres. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
SOLER, C. O que faz laço? São Paulo: Escuta, 2016.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
UNIFEI. Universidade Federal de Itajubá. https://www.unifei.edu.br/prppg/cursos/areas_concentracao_linhas_pesquisa?c=117&m=ME=PT, acessado em agosto de 2016.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 Revista Educação & Tecnologia
ISSN IMPRESSO 1516-280X
ISSN ELETRÔNICO 2179-6122