MESTRE INVENTOR, EMANCIPADOR, APRENDIZ: DOCUMENTÁRIO QUANDO SINTO QUE JÁ SEI
Resumo
Esse texto faz uma análise textual do papel do mestre na escola tendo como fundamento o documentário Quando sinto que já sei, lançado em 2014, e três obras: Mestre Inventor de 2015, Mestre Ignorante de 1987 e o mestre do Conto de Escola de 1886. São feitas observações e considerações de formas políticas de pensar a educação, os mestres e os alunos. Os personagens dos livros relatam suas experiências de docência e lutas por seus ideais e suas descobertas. Tanto o documentário quanto as obras apresentam formas de ensinar e aprender que inovam e repetem políticas educacionais tradicionais de conduzir o processo. Para os alunos, a natureza é o espaço da alegria, do acontecimento, e provoca sensações de bem-estar e desejo de viver com ela, para ela e nela, ainda que os mestres sejam embrutecedores, ignorantes, aprendizes e inventores. Conclui-se que mestres e alunos se igualam e se emancipam eles mesmos, quando juntos partilham saberes e conhecimentos sobre si, sobre seus grupos sociais e sobre o local onde vivem.
Palavras-chave: quando sinto que já sei; ensino e aprendizagem; vivências educativas.
Texto completo:
PDFReferências
REFERÊNCIAS
ASSIS, Machado de. Obra Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar 1994. v. II. Disponível em: . Acesso em: 23 jul. 2018.
CIRINO, Maria Reilta Dantas. Filosofia com crianças: cenas de experiência em Caicó (RN), Rio de Janeiro (RJ) e La Plata (Argentina). Tese. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Centro de Educação e Humanidades. Faculdade de Educação. Rio de Janeiro, 2015.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário da língua portuguesa. Disponível em: . Acesso em: 28 nov. 2018.
KOHAN, Walter Omar. O mestre inventor. Relatos de um viajante educador. Autêntica Editora, 2015.
OLHAR DIRETO. Quando sinto que já sei: filme mostra alternativas para a educação. Disponível em: . Acesso em: 12 mar. 2018.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante. Cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. Disponível em: . Acesso em 23 jun. 2018.
LOVATO, Antônio Sagrado; PEREZ Raul; LIMA, Anderson (dir.). Quando sinto que já sei. Documentário. São Paulo: Despertar Filmes. 2014. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2017.
PALMA, Ana da. Resumo de leitura de O mestre Ignorante. Cinco lições sobre a emancipação intelectual (2010) de Jacques Rancière. Disponível em: . Acesso em: 14 nov. 2017.
PALLOTTA, Julien. A trajetória teórico-política de Jacques Rancière. Aisthe, v. VIII, n. 12, 2014, p. 52-68. Disponível em: < https://revistas.ufrj.br/index.php/Aisthe/article/view/10531/7890>. Acesso em: 10 jan. 2018.
VERMEREN, Patrice; CORNU, Laurence; BENVENUTO, Andrea. Atualidade de o mestre ignorante. Educação e Sociedade. Campinas, v. 24, n. 82, p. 185-202, abr. 2003. Disponível em: . Acesso em: 25 fev. 2018.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 Revista Educação & Tecnologia
ISSN IMPRESSO 1516-280X
ISSN ELETRÔNICO 2179-6122