MESTRE INVENTOR, EMANCIPADOR, APRENDIZ: DOCUMENTÁRIO QUANDO SINTO QUE JÁ SEI

Rômer Silva Castanheira

Resumo


 

Esse texto faz uma análise textual do papel do mestre na escola tendo como fundamento o documentário Quando sinto que já sei, lançado em 2014, e três obras: Mestre Inventor de 2015, Mestre Ignorante de 1987 e o mestre do Conto de Escola de 1886. São feitas observações e considerações de formas políticas de pensar a educação, os mestres e os alunos. Os personagens dos livros relatam suas experiências de docência e lutas por seus ideais e suas descobertas. Tanto o documentário quanto as obras apresentam formas de ensinar e aprender que inovam e repetem políticas educacionais tradicionais de conduzir o processo. Para os alunos, a natureza é o espaço da alegria, do acontecimento, e provoca sensações de bem-estar e desejo de viver com ela, para ela e nela, ainda que os mestres sejam embrutecedores, ignorantes, aprendizes e inventores. Conclui-se que mestres e alunos se igualam e se emancipam eles mesmos, quando juntos partilham saberes e conhecimentos sobre si, sobre seus grupos sociais e sobre o local onde vivem.

Palavras-chave: quando sinto que já sei; ensino e aprendizagem; vivências educativas.


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Referências


REFERÊNCIAS

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