Editorial da Revedutec 16/2016
Resumo
Editorial n. 16
Este número 16 da Revedutec é bastante interdisciplinar e trata sobretudo de diferentes formas de trabalhar as questões de ensino e aprendizagem em escolas e universidades com a colaboração das tecnologias. São apresentadas formas de explorar as ferramentas tecnológicas em espaços virtuais educativos, de programação de software, aplicativos, redes sociais, para o desenvolvimento de habilidades e competências técnicas e pessoais para docentes e discentes. Os cursos e disciplinas são oferecidos em plataformas de apoio à aprendizagem, como o sistema Moodle, e contam com a participação de outros profissionais, os quais atuam conjuntamente para o sucesso das atividades. A ideia é que todos possam trabalhar juntos conceitos e conteúdo, com ou sem a presença de tutores presenciais. O papel destes profissionais na Educação a Distância é vital, e foi estudado para construir perfis, identificar com constroem suas funções, práticas pedagógicas e com quais atores interagem mutuamente, participam, intervêm e fazem a mediação de seus saberes e conhecimentos. Deste modo, é possível potencializar o processo ensino e aprendizagem por meio da interatividade, de métodos, análises e avaliações. Outras formas de alcançar este objetivo é ofertar cursos de formação de professores especializados em diferentes áreas de conhecimento. As tecnologias de informação e comunicação em contextos educacionais e empresariais otimizam as ações e permitem a criação de estratégias para gerenciamento das informações. As metodologias escolhidas pelos autores foram predominantemente de natureza qualitativa, e os instrumentos de coleta de dados como questionários, observações, distinguiram-se nas pesquisas. As análises foram baseadas em diferentes olhares teóricos. Os resultados finais apontaram a positividade da presença tecnológica em processos de ensino e aprendizagem.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Revista Educação & Tecnologia
ISSN IMPRESSO 1516-280X
ISSN ELETRÔNICO 2179-6122