Editorial da Revedutec 17/2017

Maclovia Corrêa da Silva

Resumo


EDITORIAL

O número da revista 17 apresenta análises de pesquisas em ambiente educativo virtual que ocorreram no processo de ensino e aprendizagem em diferentes níveis de ensino. Três artigos tratam da formação de professores e professoras de diferentes níveis de ensino destacando as práticas como meio para levantar problemas de pesquisa e trabalhar com eles em diferentes perspectivas teóricas. Cada nível de ensino requer formações diferenciadas para atender as necessidades de se apropriar de saberes e conhecimentos. Privilegia-se a exploração dos aparelhos tecnológicos e das redes sociais em disciplinas para mediar atividades formativas. Quanto aos recursos metodológicos, a ferramenta de coleta de dados são as entrevistas e depoimentos e predomina a análise qualitativa. No que tange à educação profissional e tecnológica, há ainda uma forte ênfase em atender o mercado de trabalho com a disponibilização de profissionais. Na verdade, trata-se de uma formação mais técnica do que humanística-técnica. A questão dos conteúdos dos livros didáticos é abordada a partir do tema do lixo eletrônico. As autoras procuram relacionar o desenvolvimento deste conteúdo em livros didáticos de ciências com a possibilidade de mudanças de comportamento sobre a produção e descarte de resíduos. A presença de estudos que tratem do ambiente virtual de aprendizagem requer maior consideração com as questões de relações humanas e culturas. O autor do artigo que trata destas ideias acredita que é possível construir uma base metodológica para as futuras pesquisas e sugere quatro supercategorias de encaminhamento que pode alavancar as discussões.  Do mesmo modo, a internet pode colaborar na formação de cidadãos críticos caso se fortaleçam as relações entre os recursos tecnológicos e os contextos sociais escolares. O último artigo apresenta uma pesquisa de campo que relaciona a tomada de decisões às representações sociais, culturais e históricas como proposta pedagógica. 


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