AVALIAÇÃO COMPARATIVA DE UMA UNIDADE CURRICULAR EM CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
Resumo
Este artigo apresenta aspectos da avaliação da unidade curricular denominada Análise de Circuitos Elétricos 1. No ensino superior faz-se necessária permanente discussão e reflexão dos métodos educacionais e suas avaliações. A disciplina foco do estudo faz parte da matriz curricular do curso de engenharia industrial elétrica modalidade eletrotécnica de uma Instituição Federal de Ensino Superior - IFES. Trata-se de uma disciplina base de cunho teórico-prática e também pré-requisito para os alunos do curso de Engenharia Industrial Elétrica, que é oferecido desde 1978 pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR, no Campus Curitiba. A metodologia utilizada é um estudo comparativo de avaliação da unidade curricular segundo a metodologia da disciplina em que as avaliações se dividem em função das aulas teóricas e práticas. As avaliações teóricas são realizadas por meio de provas e exercícios propostos que reforçam o aprendizado e fazem parte da composição da nota. Na avaliação prática são realizadas experiências em laboratório e a mesma é realizada através do desenvolvimento das atividades, funcionamento do circuito, desempenho individual e ainda pela entrega de relatório relativo à mesma. O presente estudo visa analisar a partir das atividades desenvolvidas pelo professor com os alunos em relação às avaliações, se estão tendo uma metodologia correta e justa em relação ao aprendizado dos alunos. O desenvolvimento das atividades letivas deve possuir pesos e atributos diferenciados e contribuem para que o aluno tenha o conhecimento necessário para avançar para as disciplinas seguintes. Dessa forma o trabalho faz uma análise comparativa das formas de avaliação com outros cursos da mesma área e aborda a experiência de metodologias empregadas se avaliam de forma justa diante dos objetivos apresentados em relação a esta unidade curricular.
Palavras-chave: unidade curricular, circuitos elétricos 1, avaliação, atividades avaliativas.
Texto completo:
PDFReferências
Referências
ABENGE Associação Brasileira de Ensino de Engenharia. Formação do engenheiro industrial. São Paulo. 1982.
BEZERRA, Edmilson de Oliveira. Disponível em:. Acesso em: 10 maio 2010.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Engenharia. Resolução 11/2002. Brasília. 2002.
DALABONNA, Carlos Alberto; WALENIA, Paulo Sérgio. Revisão curricular do curso de Engenharia Industrial Elétrica - Eletrotécnica na UTFPR atualização e ampliação.
XXXV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE, 2007.
DEMO, Pedro. Mitologias da avaliação: de como ignorar, em vez de enfrentar problemas. Campinas: Autores Associados, 1999.
LIMA, V.V. Avaliação de competência nos cursos médicos. In: MARINS, J.J.N.; REGO, S.; LAMPERT, J.B.; ARAÚJO, J.G.C. (Orgs.) Educação Médica em transformação: instrumentos para a construção de novas realidades. São Paulo: HUCITEC/ABEM, 2004. p.123-40.
MEC/SETEC. Princípios Norteadores das engenharias nos Institutos Federais. Brasília. Abril. 2009. 37p.
MEC/SETEC. Ministério da Educação - Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Princípios Norteadores das engenharias nos Institutos Federais. Dados retirados de documento publicado, da Inova engenharia: propostas para a modernização da educação em engenharia no Brasil/IEL.NC, SENAI.DN. Brasília: IEL. NC, SENAI. DN. 2009.
NETO, Arnoldo Debatin; SOUZA, Antonio Carlos; GÓMES, Luis Alberto. Elaboração de uma planilha de avaliação em uma disciplina de representação gráfica.
XXXV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE, 2007.
ROMPELMAN, Otto. Avaliação do aprendizado: a evolução dos objetivos no ensino da engenharia e suas conseqüências no tocante à avaliação.
UNESP. Universidade Estadual Paulista. Disponível em: . Acesso em 12 maio 2010.
UTFPR. Regulamento da organização didático-pedagógica dos cursos de bacharelado e licenciatura: Resolução nº 55/07 COEPP, de 22 de junho de 2007. Curitiba, dez. 2007 18p.
UTFPR. Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação em Engenharia. Curitiba. 2006.
UTFPR. Guia de cursos da UTFPR. Disponível em . Acesso em: 20 maio 2010.
UTFPR. Projeto Pedagógico do Curso de engenharia elétrica ênfase eletrotécnica.
Disponível em< http://www.cefetpr.br/deptos/daelt>. Acesso em maio de 2010.
UTFPR. Universidade Tecnologica Federal do Paraná. Disponível em :. Acesso em: 26 maio 2010.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Revista Educação & Tecnologia
ISSN IMPRESSO 1516-280X
ISSN ELETRÔNICO 2179-6122