EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE ALUNOS DO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA

Josefa Aparecida pereira de Andrade, Tatiane Alves Pereira Gonçalves, Rosa Oliveira Marins Azevedo

Resumo


Este estudo teve por objetivo conhecer as representações sociais de alunos finalistas de dois campus do Instituto Federal de Educação de Rondônia - IFRO sobre Educação Profissional e Tecnológica EPT: Ji-Paraná (curso de Licenciatura em Química) e Colorado Oeste (curso de Licenciatura em Ciências Biológicas). Trata-se de uma pesquisa descritiva, sustentada teoricamente nas representações sociais, em que se utilizou questionário como técnica e instrumento de coleta de dados. O texto foi organizado em duas seções: na primeira, faz-se uma breve abordagem sobre a EPT e as bases conceituais que a sustentam; na segunda, contextualiza-se o IFRO e apresenta-se as representações sociais dos alunos participantes da pesquisa. Os resultados mostraram que a há um desconhecimento dos alunos quanto à EPT, sendo-lhe atribuída um sentido relacionado a três aspectos principais: o primeiro, de uma educação para o uso de tecnologias; o segundo, de uma educação que prepara para o mercado de trabalho, e não para o mundo do trabalho; o terceiro, de uma educação voltada apenas para o Ensino Médio.


Texto completo:

PDF

Referências


BAZZO, Walter Antonio; PEREIRA, LT do V.; BAZZO, JL dos S. Conversando sobre educação tecnológica. 2 Ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 6/2012. Brasília, 2012b.

CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (orgs). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

MACHADO, Lucília R. Politecnia no ensino de segundo grau. GARCIA, Walter e CUNHA, Célio (coords.) Politecnia no Ensino Médio. São Paulo: Cortez, 1991.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O conceito de representações sociais dentro da sociologia clássica. In: GUARESCHI, Pedrinho; JOVCHELOVITCH, Sandra (Org.). Textos em representações sociais, v. 7, p. 89-111, 1995.

MOSCOVICI, Serge. On Social Representatios. In: FORDAS, J.P. (eds.) Social cognition: perspectives on everyday unbdestanding. London; Academic Press, 1981, p.181-209.

NOSELLA, Paolo. Trabalho e perspectivas de formação dos trabalhadores: para além da formação politécnica. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, 2007.

NUNES DURÃES, Marina. Educação técnica e educação tecnológica múltiplos significados no contexto da educação profissional. Educação & Realidade, v. 34, n. 3, 2009.

RAMOS, Marise. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, p. 106-127, 2005.

SANTOS, Gilberto Lacerda. Ciência, tecnologia e formação de professores para o ensino fundamental. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2005.

SAVIANI, Dermeval et al. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, 1994.

SAVIANI, Dermeval. Educação brasileira: estrutura e sistema. Campinas: Autores Associados, 1996. O choque teórico da politecnia. Trabalho, Educação e Saúde, v. 1, n. 1, 2003.

SAVIANI, Dermeval. (2007). Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, 12(34), 152-165.

WAGNER, Wolfgang. Descrição, explicação e método na pesquisa das representações sociais. Textos em representações sociais, v. 7, p. 149-186, 1995.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista Educação & Tecnologia

ISSN IMPRESSO 1516-280X

ISSN ELETRÔNICO 2179-6122