ANÁLISE DA ABORDAGEM DO TEMA LIXO ELETRÔNICO EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Cleide Aparecida de Oliveira Yotoko, Natália de Lima Bueno Birk, Luciane Viater Tureck

Resumo


O presente artigo tem como objetivo analisar de que forma o tema lixo eletrônico é abordado em alguns livros didáticos de ciências no ensino fundamental. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, com análise comparativa numa amostra de quatro livros didáticos do ensino de ciências no ensino fundamental utilizados por alguns colégios públicos na cidade de Ponta Grossa-PR. Para análise dos livros, utilizou-se abordagem teórica de alfabetização científica, seguindo critérios metodológicos e pedagógicos, seguindo critérios contidos nos PCNs, o que PNLD considera como princípio da progressão. Apesar de outras fontes de informações, o livro didático (LD) ainda é muito utilizado em escolas públicas. Entre vários temas abordados nos livros de Ciências, o tema lixo eletrônico surge como um tema de suma importância, devido à modernidade e a nossa política consumista. Fomentar discussões desta natureza nos Livros didáticos pode ser uma excelente possibilidade de sensibilizar os alunos da importância do descarte correto desses resíduos.


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