DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E FORMAÇÃO DE PROFESSORAS: RECORTES DE PESQUISA

Marilete Terezinha De Marco, Elieuza Aparecida de Lima

Resumo


Neste texto, compartilhamos aspectos de pesquisa de Mestrado, concluída junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP Campus Marília (SP), que buscou verificar percepções de professoras atuantes em escolas públicas de Educação Infantil do município de Medianeira, Paraná, acerca de sua formação inicial e continuada e a prática realizada. Para a produção de dados, aplicamos entrevistas semiestruturadas às oito professoras participantes da pesquisa e fizemos observação de práticas pedagógicas, em diversos contextos do ambiente escolar. Os resultados, que analisamos sob a ótica de pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e dos estudos de Vigotskii (1988), revelam lacunas nos cursos de graduação, como falta de disciplinas específicas para a atuação docente com a criança pequena e, principalmente, o pouco tempo destinado ao estágio. Da forma que são configurados, os encontros de formação continuada não conseguem proporcionar atualização, reflexão, desenvolvimento profissional e pessoal e, tampouco, instrumentalizam as professoras para a prática de uma educação que transforma, desenvolve e humaniza as crianças pequenas da Escola da Infância.


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Referências


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