A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO MAGISTÉRIO E A CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM USO DO CELULAR: ANALISE DA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA
Resumo
O objetivo foi propor uma prática pedagógica inovadora que potencializasse o ensino de funções, conteúdo do 1º ano do Ensino Médio, na Formação de Docentes Integrados (FDI) - nível médio. Os estudantes realizaram uma pesquisa de até 21 equipamentos elétricos com nome, quantidade, potência, quantidade de tempo de uso por dia e quantidade de dias por mês que são utilizados. Foi utilizado o aplicativo (app) Ad Consumo de Energia Elétrica que após inserir dados fornece uma tabela do consumo (kWh) de energia elétrica, o percentual que cada equipamento corresponde na conta de energia elétrica e custos. Os resultados mostraram que os estudantes relacionaram os conteúdos da disciplina havendo apropriação dos conhecimentos, porém solicitaram mais atividades envolvendo o uso do celular numa relação com seu cotidiano. Há necessidade de preparação de práticas diferenciadas na formação de professores, utilização das tecnologias disponíveis tanto no ambiente escolar quanto nas mãos dos estudantes. Também mostram que tanto os estudantes quanto as famílias aprovaram a proposta e que esse tipo de trabalho deveria ser realizado o ano todo.
Texto completo:
PDFReferências
BRITO, G. 2006. Tecnologias de informação e comunicação: controle e descontrole título do trabalho; Inclusão digital do profissional professor: entendendo o conceito de tecnologia. Atas do 30º Encontro Anual da ANPOCS. (p.28). Disponível em: < http://portal.anpocs.org/portal/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=3475&Itemid=232>. Acessado em 20/12/2016.
BRITO, G. S.; PURIFICAÇÃO, I. 2011. Educação e novas tecnologias: um (re) pensar. 1ª ed. Curitiba Paraná, Ed. Intersaberes.
BUENO, N. L. O desafio da formação do educador para o ensino fundamental no contexto da educação tecnológica. (1999). Dissertação de Mestrado em Tecnologia. Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná UTFPR. In: Brito e Purificação. Educação e novas tecnologias: um (re) pensar. Editora Intersaberes, 1ª ed. Curitiba Paraná, 2011.
COSTA, J. F.; GIOPPO, C. & CAMARGO, S. 2012. O celular e o ensino de ondas na escola: uma proposta preliminar. In Atas do I Congresso Internacional TICEDUCA. (p.3420). Lisboa Portugal: Editora Universidade de Lisboa. Disponível em: < http://ticeduca.ie.ul.pt/atas/pdf/atas.pdf>. Acessado em 20/02/2017.
COSTA, J. F.; CAMARGO, S, & GIOPPO, C. 2013. Uso do Aparelho Celular por estudantes do Ensino Médio para ouvir música: um prazer perigoso. Atas do IX ENPEC. (p.1336). Águas de Lindóia, SP. Ed. ABRAPEC. Disponível em: < http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R1336-1.pdf>. Acessado em 20/02/2017.
COSTA, J. F.; PERES, L.; CAMARGO, S. Os três momentos pedagógicos e a prática pedagógica do uso do celular na formação de professores. Atas do XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física SNEF 2015. Disponível em Acessado em 24/07/2017.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. & PERNAMBUCO, M. M. 2011. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. Coleção Docência em Formação. 4ª ed. São Paulo. Ed. Cortez.
DCNEB. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15547-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf-1&Itemid=30192>. Acessado em 18/01/2017.
LOBATO, A. & PEDRO, N.; As tecnologias móveis no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa: um estudo exploratório do cenfic. Atas do II Congresso Internacional TICEDUCA. (p.227). Lisboa Portugal. Ed. Universidade de Lisboa, 2012. Disponível em: < http://ticeduca.ie.ul.pt/atas/pdf/atas.pdf>. Acessado em 12/12/2016.
MOURA, A. & CARVALHO, A. 2010. Enquadramento teórico para a integração de tecnologias móveis em contexto educativo. Atas do I Congresso Internacional TICEDUCA. (p.145). Lisboa Portugal. Ed. Universidade de Lisboa. Disponível em: < http://ticeduca2010.ie.ul.pt/>. Acessado em 10/01/2017.
MUENCHEN, C. A disseminação dos três momentos pedagógicos: um estudo sobre práticas docentes na região de Santa Maria/RS. 2010. Tese doutorado da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Florianópolis - SC. Disponível em: . Acessado em 23/12/2016.
NICHELE, A. G. & SCHLEMMER, E. Aplicativos para o ensino e aprendizagem de Química. Revista Renote - Novas Tecnologias na Educação. Vol.12. Nº 2. p.1-9, 2014. Disponível em: . Acessado em 20/12/2016.
PPP. Projeto Político Pedagógico. Colégio Estadual Paulo Leminski. Disponível em: http://www.ctapauloleminski.seed.pr.gov.br/redeescola/escolas/9/690/9026/arquivos/File/PPP2010_PauloLeminski.pdf>. Acessado em 22/12/2016.
RAMINHOS, L.; FERREIRA, M. J.; CORREIA, S. & PEREIRA, M. J. 2012. Tecnologias móveis no ensino de multimédia. Atas do II Congresso Internacional TICEDUCA. (p. 299). Lisboa Portugal. Ed. Universidade de Lisboa. Disponível em < http://ticeduca.ie.ul.pt/atas/pdf/atas.pdf> Acessado em 22/12/2016.
SANTOS, D. M. B.; DURAM, A. A. & BURNHAM, T. F. 2012. O uso dos dispositivos móveis durante a aula: analise de um recorte da realidade de universidades publicas do Brasil. Atas do II Congresso Internacional TICEDUCA. (p.3537). Lisboa Portugal. Ed. Universidade de Lisboa. Disponível em: http://ticeduca.ie.ul.pt/atas/pdf/atas.pdf>. Acessado em 21/12/2016.
SANTOS, G. F.; ALMEIDA, M. B.; BORGES, M. A. F. & JESUS. V. G. S. 2012. Tecnologias Móveis com conexão sem fio na Escola e a Organização do Trabalho Pedagógico. Atas do II Congresso Internacional TICEDUCA. (p.961). Lisboa Portugal. Ed. Universidade de Lisboa. Disponível em: . Acessado em 20/12/2016.
VIANA, M. A. A.; VIANA, F. C. A.; LIMA, F. N.; VIEIRA, H. B. & MELO. A. E. 2014. O uso de Smartphone no ensino de Ciências: estudo de caso. Atas do I CINTEDI. (p.232). Congresso Internacional de Educação e Inclusão. Disponível em: < http://docplayer.com.br/7026163-O-uso-de-smartphone-no-ensino-de-ciencias-estudo-de-caso.html>. Acessado em 17/01/2017.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Revista Educação & Tecnologia
ISSN IMPRESSO 1516-280X
ISSN ELETRÔNICO 2179-6122