A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO MAGISTÉRIO E A CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM USO DO CELULAR: ANALISE DA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA

Jeremias Ferreira da Costa, Sergio Camargo

Resumo


O objetivo foi propor uma prática pedagógica inovadora que potencializasse o ensino de funções, conteúdo do 1º ano do Ensino Médio, na Formação de Docentes Integrados (FDI) - nível médio. Os estudantes realizaram uma pesquisa de até 21 equipamentos elétricos com nome, quantidade, potência, quantidade de tempo de uso por dia e quantidade de dias por mês que são utilizados. Foi utilizado o aplicativo (app) Ad Consumo de Energia Elétrica que após inserir dados fornece uma tabela do consumo (kWh) de energia elétrica, o percentual que cada equipamento corresponde na conta de energia elétrica e custos. Os resultados mostraram que os estudantes relacionaram os conteúdos da disciplina havendo apropriação dos conhecimentos, porém solicitaram mais atividades envolvendo o uso do celular numa relação com seu cotidiano. Há necessidade de preparação de práticas diferenciadas na formação de professores, utilização das tecnologias disponíveis tanto no ambiente escolar quanto nas mãos dos estudantes. Também mostram que tanto os estudantes quanto as famílias aprovaram a proposta e que esse tipo de trabalho deveria ser realizado o ano todo.


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Referências


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