FORMAÇÃO INICIAL E NOVAS TECNOLOGIAS: UMA APROXIMAÇÃO NECESSÁRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Julio Gomes Almeida, Marta Poliche Vicente

Resumo


Este trabalho investigou a utilização das novas tecnologias em cursos de formação de professores, tendo como objetivo principal verificar as percepções de alunos e professores sobre o uso dessas ferramentas em seu processo de formação.Baseando-se na literatura inerente ao tema, optou-se pela abordagem qualitativa efetivada por meio de um trabalho de campo aplicado junto a uma universidade privada situada na cidade de São Paulo. Os dados foram coletados a partir de um questionário proposto aos alunos concluintes do curso de Pedagogia e completados por uma entrevista com professores atuantes da área. A pesquisa revela que uma parte significativa das atividades de formação é mediada por recursos tecnológicos e que alunos e professores consideram importante essa mediação no processo formativo. Revela, ainda, que embora a universidade disponibilize uma plataforma virtual, alunos e professores preferem utilizar recursos próprios e as redes sociais convencionais, uma vez que o suporte institucional ainda é precário.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista Educação & Tecnologia

ISSN IMPRESSO 1516-280X

ISSN ELETRÔNICO 2179-6122