ELENCANDO PRINCÍPIOS PARA A PESQUISA ETNOGRÁFICA VIRTUAL EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
ABED Associação Brasileira de Educação a Distância. Censo EAD Brasil, 2015. Disponível em http://abed.org.br/arquivos/Censo_EAD_2015_POR.pdf. Acesso em 07 JUN 17.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa : Edições 70, 1995.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação, n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996.
CAPES Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Banco de Teses e Dissertações. Disponível em http://www.capes.gov.br/servicos/bancoteses.html. Acesso em 07 JUN 17.
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Disponível em http://lattes.cnpq.br/web/dgp. Acesso em 07 JUN 17.
GAMBOA, Silvio S. Pesquisa em Educação: Métodos e epistemologias. Chapecó (SC): Argos, 2007.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.
GUIMARÃES JR., Mário J.L. Doing Anthropology in cyberspace: fieldwork boundaries and social environments. In HINE, Christine (ed.). Virtual methods: issues in social research on the Internet. New York: BERG, 2005.
HALL, Edward T. Beyond culture. 15.ed. New York (USA): Anchor Books/Doubleday, 1989.
HINE, Christine. Virtual ethnography. London: SAGE, 2008.
__________ (ed.). Virtual methods: issues in social research on the Internet. New York: BERG, 2005.
JOINSON, Adam N. Internet behaviour and the design of virtual methods. In HINE, Christine (ed.). Virtual methods: issues in social research on the Internet. New York: BERG, 2005.
KIVITS, Joëlle. Online interviewing and the research relationship. In HINE, Christine (ed.). Virtual methods: issues in social research on the Internet. New York: BERG, 2005.
KUCHARSKI, Marcus Vinicius S. Relações pedagógicas interpessoais num ambiente virtual de aprendizagem: etnografia virtual de uma (des)construção. Tese de Doutoramento em Educação. 263 f. Pontifícia Universidade Católica do Paraná: 2010. Disponível em http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1775. Acesso em 07 JUN 17.
__________. A rede desenredada: consequências da não consideração da voz do bom senso pedagógico na educação à distância. In PRYJMA, Marielda F.; OLIVEIRA, Oséias S. de. O desenvolvimento profissional docente em discussão. Curitiba: UTFPR Editora, 2016. (p.341-364) Disponível em http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/1602/7/desenvolvimentoprofissionaldocente.pdf. Acesso em 07 JUN 17.
MARCONDES, Danilo. Filosofia, linguagem e comunicação. 3. ed. rev. e ampliada. São Paulo: Cortez, 2000.
MEY, Jacob L. As vozes da sociedade: Seminários de pragmática. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2001.
NOBRE, Cláudia V. Dialogando com os vários atores envolvidos no processo de transição de tutoria presencial para a tutoria a distância em programas de educação a distância. 2005. Disponível em http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/127tcf5.pdf (23/01/2008)
ORGAD, Shani. From online to offline and back: moving from online to offline relationships with research informants. In HINE, Christine (ed.). Virtual methods: issues in social research on the Internet. New York : BERG, 2005.
RUTTER, Jason & SMITH, Gregory W.H. Ethnographic presence in a nebulous setting. In HINE, Christine (ed.). Virtual methods: issues in social research on the Internet. New York: BERG, 2005.
SARMENTO, Manuel Jacinto. O estudo de caso etnográfico em Educação. In ZAGO, Nadir, CARVALHO, Marília P. de e VILELA, Rita Amélia T. Itinerários de pesquisa: Perspectivas qualitativas em Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
ZAGO, Nadir, CARVALHO, Marília P. de e VILELA, Rita Amélia T. Itinerários de pesquisa: Perspectivas qualitativas em Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Revista Educação & Tecnologia
ISSN IMPRESSO 1516-280X
ISSN ELETRÔNICO 2179-6122