A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO PRÁTICAS EDUCATIVAS NA MODALIDADE DE ENSINO DE JOVENS E ADULTOS: UMA EXPERIÊNCIA DE PÓS - GRADUANDOS NO CURSO: DOCÊNCIA NO SÉCULO XXI: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE

Mariana Monteiro Soares Crespo de Alvarenga, Mirian Celeste Salih Teixeira, Regina Célia Arêas Manhães, Arilise Moraes de Almeida Lopes, Gerson Tavares do Carmo

Resumo


As tecnologias têm sido utilizadas em diferentes contextos e na área da educação tem abraçado diferentes vieses. Abarcando-se na perspectiva educacional o presente trabalho tem o objetivo de apresentar e discutir os resultados obtidos de um estudo de natureza qualitativa e aplicada sobre o uso de tecnologias como prática educativa na modalidade de Educação de Jovens e Adultos a partir de análises colaborativas dos alunos da Pós-Graduação em: Docência no Século XXI: educação e tecnologias digitais do Instituto Federal Fluminense IFF campus Campos Centro em Campos dos Goytacazes Rio de Janeiro (RJ). Os procedimentos metodológicos foram desenvolvidos por meio do processo de avaliação de um curso oferecido na Plataforma Moddle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), um software livre, de apoio à aprendizagem,na qual também é customizado para as atividades educacionais e definido como um Ambiente Virtual de Aprendizagem cuja disciplina utilizada foi: Construção de práticas educativas em ambiente virtual de aprendizagem e os recursos das tecnologias asssistivas na inclusão social. Cada grupo realizou um curso mais amplo sobre determinado assunto que apresentasse maiores interesses. Os resultados apontaram que o uso das tecnologias tem promovido a autonomia destes educandos não apenas no ambiente escolar, mas também em seus cotidianos.


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