Editorial da Revedutec 13/2013

Maclovia Corrêa da Silva, Neto Mansano João

Resumo


Artigos

Nesta edição os artigos selecionados tratam de temas diversos de educação e tecnologia. Primeiramente, introduz-se o Blog como ferramenta educativa para temas de educação ambiental discutido no artigo intitulado Recursos tecnológicos para a sensibilização de temas da Educação Ambiental. Apresenta-se, a seguir, o artigo Práticas de Educação Ambiental em espaços públicos da cidade de Curitiba-PR que trabalha com a constituição de saberes e conhecimentos através de práticas de Educação Ambiental em parques e praças da cidade de Curitiba. O objetivo foi mostrar a importância de vivenciarmos o espaço urbano onde vivemos e usufruirmos deste privilégio de entrar em contato com a natureza e constatar a interdependência entre a natureza e o ser humano que busca educação, qualidade de vida e saúde. O ensino industrial brasileiro é o tema do artigo intitulado A atuação de Francisco Montojos na constituição e na instituição do novo ensino industrial brasileiro (de 1934 até 1942). Os autores dedicam seu estudo ao papel estratégico de Francisco Belmonte Montojos para interagir entre governo no sentido de disseminar práticas e ideais americanos na instituição de uma nova modalidade de ensino. O terceiro artigo trata da finalidade educativa dos objetos de aprendizagem e a necessidade de avaliações. O artigo Avaliação de objetos de aprendizagem: aspectos a serem considerados neste processo mostra que ainda faltam pesquisas para elaborar métodos e modelos de avaliação  sobre a qualidade pedagógica dos mesmos. A tecnologia e o ensino interdisciplinar são os temas do artigo seguinte que concentra-se na elaboração de uma ferramenta na forma de práticas laboratoriais. A produção de biodiesel em laboratório como ferramenta para o ensino interdisciplinar de engenharia, na área de controle de processos industriais, foi o epicentro de um trabalho que trouxe diferentes abordagens para a solução de problemas. Outra metodologia de trabalho colaborativo foi apresentada no artigo intitulado Coding Dojo como metodologia de ensino: a visão de educadores. O objetivo foi estudar as possibilidades das outras áreas de conhecimento, em especial as Engenharias e a Computação verificarem as possibilidades de uso e introduzir as novas práticas. Tecnologias de ensino também são analisadas no artigo Novas tecnologias no ensino superior: um estudo bibliométrico sobre sua produção científica. Através de consulta em 25 artigos que revelaram sucessos e entraves no processo ensino-aprendizagem, enriquecido com os recursos tecnológicos, os autores concluíram que estas ferramentas colaboram para aumentar a interatividade entre docentes e discentes. O último artigo trata das tecnologias assistivas destacando as ações do Programa de Tecnologia Assistiva (PROTA) no Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Os editores agradecem a colaboração de todos os autores para divulgar pesquisas relevantes na constituição de saberes e conhecimentos acadêmicos.

                                               Maclovia e João Mansano Neto

Palavras-chave Meio ambiente, ensino superior, ferramentas tecnológicas


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