Editorial Revedutec 14/2014
Resumo
Nesta edição as discussões permearam temas como a subjetividade, as desabilidades e as mudanças de percepções por meio da educação propedêutica, profissional e especial e das tecnologias. A qualificação técnica da força de trabalho está atrelada à formação dos profissionais e à demanda local. O artigo Demanda local e a formação da força de trabalho na região do grande ABC: um estudo sobre a qualificação técnica da região ressalta a importância da instituição SENAI neste processo. No artigo O trabalho da equipe pedagógica em institutos federais: dificuldades, desafios e proposições, a autora realizou uma pesquisa com docentes de formação geral e de formação profissionalizante e constatou as dificuldades do setor pedagógico de Institutos Federais em lidar com estes desafios no processo ensino e aprendizagem. O entretenimento e a aprendizagem podem estar juntos na formação dos estudantes segundo o artigo Reus aprendendo com os deuses. Os autores apresentaram o jogo Reus, seus objetivos e atributos como forma pedagógica de introduzir no ambiente escolar recursos para aprimorar e adquirir saberes e conhecimentos. O ciberespaço como ambiente de construção de subjetividades permite introduzir mudanças de hábitos e percepções introduzindo no espaço escolar interatividade e interconexão entre as subjetividades dos sujeitos. Seria uma forma de construção coletiva do conhecimento. Outro artigo que trata deste tema intitula-se Interações nas redes sociais: mecanismo de construção de saberes discentes. Os autores relacionam os recursos tecnológicos institucionais com as concepções de sustentabilidade ambiental em redes sociais para afirmar que estas ações permitem desenvolver a discussão e as análises críticas. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) podem ajudar no ensino de matemática conforme os autores do artigo Investigação das dificuldades de aprendizagem matemática com o auxílio das TIC´S. Existem recursos metodológicos em software para aprendizagem significativa que facilitam o entendimento e a assimilação de conteúdos. Na engenharia civil também se faz relevante as estratégias didáticas tecnológicas para evitar reprovação e evasão segundo o artigo Investigação da influência dos estilos de ensino-aprendizagem no aprimoramento da educação: o caso da engenharia civil da UFPR. Parte-se do princípio que existem estilos de ensino e aprendizagem que podem ser compatíveis com o auxílio da tecnologia. Também para os estudantes com desabilidade auditiva é possível melhorar o ensino e a aprendizagem por meio do uso de um modelo conceitual de Arquitetura Mental Digitalizada. Estas ideias estão desenvolvidas no artigo Um modelo da arquitetura mental de inferência dos estímulos sensoriais para o ensino de surdos, que conclui que os potenciais presentes em ambientes computacionais ampliam as possibilidades de inclusão de alunos em disciplinas e cursos.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Revista Educação & Tecnologia
ISSN IMPRESSO 1516-280X
ISSN ELETRÔNICO 2179-6122