INVESTIGAÇÃO DA INFLUÊNCIA DOS ESTILOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO APRIMORAMENTO DA EDUCAÇÃO: O CASO DA ENGENHARIA CIVIL DA UFPR
Resumo
Cursos de ensino superior apresentam altos percentuais de evasão e reprovação, bem como formam muitas vezes profissionais tidos como incapazes e insatisfatórios pelo mercado de trabalho. É necessário que as Universidades aprimorem suas estratégias didáticas com o intuito de propiciar um ensino de excelência, minimizando a evasão e as reprovações formando profissionais completos. Diante disso, o objetivo dessa pesquisa é fazer uma análise geral do curso de graduação em engenharia civil da UFPR, a partir de registros de evasão, aprovações e reprovações e frequência das disciplinas do curso. Ainda, identificar os estilos de ensino-aprendizagem de cada aluno do curso, dos professores das disciplinas consideradas mais problemáticas nos dois primeiros semestres e da metodologia utilizada na aula, procurando correlacionar a influência da compatibilidade dos estilos de ensino-aprendizagem com o sucesso acadêmico. Para tanto serão utilizados a metodologia do ILS - Index of Learning Styles de Felder e Silverman e o IEA -Índice de Estilo de aula, metodologia adaptada de Da Silva Júnior et al. (2012). A análise realizada demonstra a relevância dos estudos em torno dos estilos de ensino-aprendizagem, visto possuir grande potencial para o aprimoramento da educação nas universidades brasileiras.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais
ISSN IMPRESSO 1516-280X
ISSN ELETRÔNICO 2179-6122