OS RECURSOS DA INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA DE APOIO DIDÁTICO- PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Luis Antonio Ccopa Ybarra, Marisa Soares

Resumo


 Esta pesquisa focalizou a investigação das contribuições dos recursos das tecnologias da comunicação e informação utilizados no ensino fundamental, como um apoio à aprendizagem de alunos e provedor de novas práticas educativas do professor. Sob a luz da visão dialógica, com contribuições do diálogo freiriano, o presente estudo objetivou investigar e conhecer as contribuições que os recursos tecnológicos da informática na educação. A metodologia de natureza qualitativa foi aplicada na revisão bibliográfica e no levantamento de dados feito na escola municipal. Considerou-se importante o incentivo à formação dos professores sobre os conhecimentos dos recursos didático-pedagógicos da informática. Conclui-se que há necessidade inicialmente que a sociedade brasileira acompanhe as inovações, quer seja para a qualificação profissional, quer seja para que novos alunos estejam aptos a manusear as tecnologias. Desta forma, somados os esforços, diminuir-se-iam as desigualdades no acesso às tecnologias e ampliar-se-iam a apropriação dos recursos culturais, econômicos e sociais.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017

ISSN IMPRESSO 1516-280X

ISSN ELETRÔNICO 2179-6122