EDUCAÇÃO MODERNA E O USO DA TECNOLOGIA: UMA VISÃO CRÍTICA

João Mansano Neto, Maclovia Corrêa da Silva

Resumo


Embora a cidadania seja uma conquista do ponto de vista do desafio pessoal de emancipação do indivíduo, as diretrizes básicas nacionais prevêem para a educação brasileira a função de formar e transformar seus alunos em cidadãos, a partir do desenvolvimento da capacidade de aprender. O pensamento freireano reforça esta competência já na alfabetização do aluno. Mas os elementos das relações estabelecidas entre educadores e educandos vão além da interação dos mesmos, pois o poder e as influências não têm como sujeitos somente o indivíduo que domina um determinado assunto e aqueles que estão à procura deste conhecimento. O processo ensino aprendizagem traz outros atores e muitas nuances importantes quando em análise pela visão crítica. Neste trabalho foi feito uma breve revisão da literatura que mostra basicamente o pensamento de Focault, Vieira Pinto e Feenberg. São descritos detalhes sobre a visão crítica da instituição escolar moderna, as ações de vigilância, adestramento, poder disciplinar e a responsabilidade da escola na reprodução de atitudes sociais. O conhecimento é discutido na sua relação com o poder e na possibilidade de sua democratização. São analisadas questões do contexto social de compartilhamento do conhecimento técnico, seu caráter socialmente emancipador e a educação neste processo, levando a discussão aos fatores sobre o uso de tecnologias para educação e os cuidados de sua instrumentalização.


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