NOVAS TECNOLÓGIAS NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE SUA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Jefferson Ricardo do Amaral Melo, Adriana Martins de Araujo Melo, Jessika Nayara do Amaral Melo

Resumo


As tecnologias são utilizadas pela humanidade para lhe dar mais facilidade e produtividade em diversos processos. As novas tecnologias voltadas para o ensino são hoje uma ferramenta essencial para melhoria do processo de ensino e aprendizagem, por isso o professor universitário não pode fechar os olhos para essa nova realidade. Este artigo tem como objetivo fazer um estudo bibliométrico sobre o uso das novas tecnologias no ensino superior, partindo da seguinte problemática: quais os pontos positivos e negativos apontados na literatura no que se refere ao uso das novas tecnologias no ensino superior? E que novas tecnologias são essas? Para responder a problemática proposta utilizou-se como metodologia um estudo bibliométrico com 25 artigos produzidos nos últimos 5 anos, disponível no portal de periódicos da Capes. Com o auxílio do Microsoft Excel 2010 e a nuvem de palavras do Wordle online, constatou-se que os principais pontos identificados nos periódicos é que os docentes que utilizam-se das novas tecnologias proporcionam maior interatividade com o aluno e melhora a relação ensino-aprendizagem, já os pontos identificados com relação a percepção dos discentes mostra que as novas tecnologias lhes dão mais motivação para aprender, se torna mais fácil o acesso à informação e lhes proporcionam maior interatividade.

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