NOVAS TECNOLÓGIAS NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE SUA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Resumo
As tecnologias são utilizadas pela humanidade para lhe dar mais facilidade e produtividade em diversos processos. As novas tecnologias voltadas para o ensino são hoje uma ferramenta essencial para melhoria do processo de ensino e aprendizagem, por isso o professor universitário não pode fechar os olhos para essa nova realidade. Este artigo tem como objetivo fazer um estudo bibliométrico sobre o uso das novas tecnologias no ensino superior, partindo da seguinte problemática: quais os pontos positivos e negativos apontados na literatura no que se refere ao uso das novas tecnologias no ensino superior? E que novas tecnologias são essas? Para responder a problemática proposta utilizou-se como metodologia um estudo bibliométrico com 25 artigos produzidos nos últimos 5 anos, disponível no portal de periódicos da Capes. Com o auxílio do Microsoft Excel 2010 e a nuvem de palavras do Wordle online, constatou-se que os principais pontos identificados nos periódicos é que os docentes que utilizam-se das novas tecnologias proporcionam maior interatividade com o aluno e melhora a relação ensino-aprendizagem, já os pontos identificados com relação a percepção dos discentes mostra que as novas tecnologias lhes dão mais motivação para aprender, se torna mais fácil o acesso à informação e lhes proporcionam maior interatividade.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2015 Revista Educação & Tecnologia
ISSN IMPRESSO 1516-280X
ISSN ELETRÔNICO 2179-6122