CULTURA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA NAS AÇÕES DOS PESCADORES DA COLÔNIA Z-16 DO MUNICÍPIO DE CAMETÁ/PA

Benilda Miranda Veloso Silva, Douglas Junio Fernandes Assumpção, Neusa Pressler, Analaura Corradi

Resumo


Este artigo é  objetiva-se realizar uma delimitação do tema geral, para que detenha nas categorias que ora se apresentam, quais sejam: cultura, educação e tecnologia. Visou-se relacionar essas categorias com o lócus deste estudo, que compreende um espaço permeado de valores, costumes, símbolos e práticas sociais da cultura ribeirinha de Cametá, especificamente, a Colônia dos Pescadores Z-16, do Município de Cametá no Estado do Pará (Amazônia).Trata-se de um estudo de cunho interdisciplinar e qualitativo, do tipo estudo de caso. Para análise dos dados coletados à luz do referencial teórico, utilizou-se a análise de conteúdo. Nesse sentido, pode-se dizer que educação, cultura e tecnologia articulam-se e mediam as ações objetivas e subjetivas dos pescadores no cotidiano das suas práticas produtivas, na perspectiva da apropriação dos bens materiais e culturais disponíveis na sociedade.


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