INVESTIGAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA COM O AUXÍLIO DAS TIC´S
Resumo
O presente estudo preliminar foi aplicado a uma turma de alunos do 6º ano do ensino fundamental II que foram submetidos a um questionário construído a partir de roda de conversa, no qual exploramos as dificuldades no aprendizado de matemática, com a intenção de apontar possíveis soluções para minimizar o desnível de conhecimento nesta série; para tanto lançamos mão de recursos metodológicos da THA (Trajetória Hipotética de Aprendizagem) e Tecnológicos TICs (Tecnologia de Informação e Comunicação). Conseguimos através deste estudo preliminar apontar a importância de ter um local adequado ao estudo com livros, assim como a escolaridade da mãe e /ou o valor que a família dá ao estudo refletem diretamente no sucesso escolar. Para elaborar todo esses estudo nos embasamos na aprendizagem significativa, partindo sempre da ideia mais geral para a mais específica levando aos alunos a construir uma noção de estimativa, previsões e pensamento estatístico. Foram apresentados alguns softwares que são importantes no auxílio da aprendizagem e seu uso pode facilitar o entendimento e assimilação do conteúdo. Escolhemos esse público alvo tendo em vista as dificuldades de adaptação pedagógica na passagem do ensino fundamental I para o Ensino fundamental II, no que diz respeito a disciplina de matemática.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2015 Revista Educação & Tecnologia
ISSN IMPRESSO 1516-280X
ISSN ELETRÔNICO 2179-6122