INVESTIGAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA COM O AUXÍLIO DAS TIC´S

Juliano Schimiguel, José Carlos Eduardo da Silva

Resumo


O presente estudo preliminar foi aplicado a uma turma de alunos do 6º ano do ensino fundamental II que foram submetidos a um questionário construído a partir de roda de conversa, no qual exploramos as dificuldades no aprendizado de matemática, com a intenção de apontar possíveis soluções para minimizar o desnível de conhecimento nesta série; para tanto lançamos mão de recursos metodológicos da THA (Trajetória Hipotética de Aprendizagem) e Tecnológicos TICs (Tecnologia de Informação e Comunicação). Conseguimos através deste estudo preliminar apontar a importância de ter um local adequado ao estudo com livros, assim como a escolaridade da mãe e /ou o valor que a família dá ao estudo refletem diretamente no sucesso escolar. Para elaborar todo esses estudo nos embasamos na aprendizagem  significativa, partindo sempre da ideia mais geral para  a mais específica levando aos alunos a construir uma noção de estimativa, previsões e pensamento estatístico. Foram apresentados alguns softwares que são importantes no auxílio da aprendizagem e seu uso pode facilitar o entendimento e assimilação do conteúdo. Escolhemos esse público alvo tendo em vista as dificuldades de adaptação pedagógica na passagem do ensino fundamental I para o Ensino fundamental II, no que diz respeito a disciplina de matemática.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Revista Educação & Tecnologia

ISSN IMPRESSO 1516-280X

ISSN ELETRÔNICO 2179-6122