AVALIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM: ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS NESTE PROCESSO

Rosiney Rocha Almeida, Andréa Carla Leite Chaves, Carlos Fernando de Araújo Jr.

Resumo


Dado o consenso de que objetos de aprendizagem (OA) tem em si uma finalidade educativa, espera-se que existam critérios para produção e avaliação dos mesmos, nos quais deve-se ter bem claro a sua concepção epistemológica, suas características e seus objetivos.  Tem sido intensa a produção e divulgação desses OA na internet com o objetivo de auxiliar e facilitar o trabalho de professores no processo de ensino e aprendizagem. Apesar disso, não se sabe dizer qual a qualidade pedagógica destes. O presente trabalho tem como objetivo analisar e discutir alguns aspectos essenciais tratados por pesquisadores atuais na área no desenvolvimento e avaliação de objetos de aprendizagem. Para isso, este artigo discorrerá sobre a necessidade de avaliação de objetos de aprendizagem. Serão discutidos acerca do que torna um recurso adequado ou não ao processo ensino e aprendizagem. Apesar de ser um consenso a necessidade de avaliação de OA, os estudos apontam que, muitas vezes, eles são produzidos e divulgados sem passar por este processo. São diversas as metodologias de avaliação de softwares educativos, que realizam suas análises focando em fatores distintos, o que aponta, dessa forma, para a necessidade de criação de modelos e métodos com padrões para a avaliação dos mesmos.

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