USO DAS TIC EM ESCOLAS DE COMPUTAÇÃO: RELAÇÕES ENTRE A TECNOLOGIA, O EDUCADOR E O EDUCANDO, NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Resumo
O presente artigo aborda as relações entre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e a Educação. A questão central se insere em uma problemática em torno da utilização das TIC nas práticas educacionais em escolas destinadas ao ensino da computação. Trata-se do relato de parte de um estudo que teve por objetivo compreender as relações existentes entre a tecnologia, o educador e o educando, no processo de ensino-aprendizagem das disciplinas técnicas junto a um grupo de alunos de um Curso de Graduação Tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O relato aqui apresentado trata da análise quantitativa do referido estudo, e se apóia em autores como: Castells (1999), Dowbor (2001), Lèvy (1996), Oliveira et all (2004), Ribeiro (2007) e Silva (2006). Os resultados desta pesquisa nortearam pistas indicadoras que podem contribuir para a redução da distância entre o que é apreendido na sala de aula e a sua aplicação na sociedade.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais
ISSN IMPRESSO 1516-280X
ISSN ELETRÔNICO 2179-6122