USO DE TECNOLOGIAS NA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO DE CASO NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR DO RIO DE JANEIRO
Resumo
As novas tecnologias de informação e comunicação têm causado mudanças sociais e culturais, transformando comportamentos em nossas vidas de uma forma acelerada. Tendo isso em vista, o papel do professor requer novas posturas, fazendo com que ele deixe de ser o centro da informação e passe a atuar como mediador, modificando as formas de aprender e ensinar de acordo com essa nova realidade. Para entender melhor todo esse conflito existente entre professor e metodologia educacional, analisamos uma escola pública da cidade de Campos de Goytacazes/RJ, no período de maio a outubro de 2011. Buscamos informações que pudessem esclarecer os obstáculos enfrentados pela instituição escolar, que mostram a dificuldade para mudar essa cultura tradicional. Em um primeiro momento, aplicamos questionários para alguns professores e alunos e realizamos uma entrevista à diretora da escola. Trabalhamos, também, com observações sistemáticas. Os resultados mostraram que, como uma estrada de duas vias, há um caminho a ser seguido pelos professores que não se sentem preparados nem incentivados para este trabalho; e, do outro lado, a escola recebe alunos das gerações Y e Z, que, por natureza imposta pelo terceiro milênio, esperam encontrar um ambiente escolar onde possam satisfazer suas expectativas de aprendizagem.
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