O USO DE VÍDEOS PELOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS: CONCEPÇÕES DIDÁTICAS

Thiago Araújo da Silveira, Marcelo Brito Carneiro Leão

Resumo


Este estudo analisa as concepções sobre didática e uso de recursos audiovisuais de oito professores de Ciências.  Como fundamento teórico para as análises foram utilizadas as Teorias Sócio-histórica de Vigotsky e da Instrumentação de Rabardel. Os dados foram coletados em entrevistas semiestruturadas e analisados à luz da Análise de Conteúdo, proposta por Bardin. Para organização e tabulação dos dados, utilizou-se o software QSR NVivo 8®. Como resultados deste processo de pesquisa, verificou-se que as concepções dos professores de Ciências sobre didática ainda têm um forte caráter instrumental e empirista, mesmo se modificando aleatoriamente de acordo com o contexto e as experiências de cada docente. Os resultados mostram também que os professores conseguem conceber os aspectos mediadores dos recursos didáticos principalmente na relação entre o aluno e o saber; porém, essa utilização nem sempre vem acompanhada de uma coerente reflexão didática a respeito do valor que o recurso representa na relação professor-aluno-saber.

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