OS PROGRAMAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: PROUNI E REUNI (p. 82-101)

Miraldo Matuichuk, Maclovia Corrêa da Silva

Resumo


O objetivo deste estudo é apresentar os atuais programas de políticas públicas para aumentar a inclusão de alunos egressos do ensino médio os quais visam ampliar o número de vagas, de cursos e de bolsas de estudo nas instituições de ensino superior. Estes programas intitulam-se Programa Universidade para todos PROUNI e Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais REUNI. Eles estendem a acessibilidade aos cursos superiores de diferentes formas. Enquanto o PROUNI concede bolsas de estudo integrais e parciais para estudantes de cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior com ou sem fins lucrativos. O REUNI, respeitando a autonomia universitária, e proporcionando a mobilidade estudantil, procura encontrar estratégias para ampliar vagas, otimizar o aproveitamento das estruturas físicas, aumentarem os recursos humanos e incrementar a garantia da qualidade da graduação da educação pública. O artigo está dividido em duas partes, tratando destes programas no Estado do Paraná, e focando no programa REUNI para o ensino profissional na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A metodologia da pesquisa foi de ordem bibliográfica e de natureza qualitativa. As pesquisas restringiram-se aos documentos oficiais e aos autores que discutem o tema de políticas educacionais. Conclui-se que a ampliação das políticas governamentais para o ensino superior aumentou a acessibilidade, a permanência de oportunidades e a assistência estudantil integrando o projeto da nação de formar cidadãos com espírito crítico que venham a contribuir para a solução de problemas complexos.

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