O PROJETO TARDE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (TEA) E OS DESAFIOS DA SUSTENTABILIDADE (p. 6-21)

Elgson Decarle de Oliveira, Eloy Fassi Casagrande Jr, Maclovia Correa da Silva

Resumo


Este artigo tem por objetivo analisar práticas de Educação Ambiental a partir do enfoque da conservação e preservação de áreas do ambiente natural urbano visando à sustentabilidade socioambiental. Crianças da rede municipal e estadual de ensino, moradoras na cidade de Curitiba-PR foram o público participante. Em particular, estuda-se o projeto intitulado Tardes de Educação Ambiental TEA, iniciado no ano 2000 e finalizado no ano 2010. Acreditamos que a sustentabilidade socioambiental depende de ações sistêmicas na agricultura, indústria e comércio que respeitem o ambiente natural, apropriado socialmente, as diversidades culturais e as vocações regionais do país. Nela estão inseridas as questões educacionais, que podem fazer as pontes entre desenvolvimento, dinâmicas sociais e atos de preservação e conservação dos bens naturais. Após a apresentação do Projeto, foram discutidos os princípios, procedimentos e efeitos das atividades propostas e como se deu a atuação entre governo, empresas e organizações não-governamentais. Nas considerações finais, reportou-se à importância deste tipo de projeto para colaborar com as mudanças sociais desejadas (conservação, preservação e qualidade de vida) e pontuou-se a potencialidade deste tipo de projeto para motivar a busca por atividades extracurriculares de Educação Ambiental, as quais interagem com os conteúdos da educação formal.

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