PERCEPÇÕES DO PROFESSOR SOBRE O SAEB: UM ESTUDO SOBRE O EFEITO RETROATIVO

Miriam Sester Retorta

Resumo


Este trabalho apresenta uma pesquisa que utiliza métodos dos dois paradigmas - quantitativo e qualitativo - defendidos por Kleiman (2001), Scaramucci (1995), Reichardt & Cook (1979) para estudar o efeito retroativo do SAEB no ensino fundamental no município de Quatro Barras, região metropolitana de Curitiba. O objetivo foi investigar se existia efeito retroativo do exame no ensino fundamental. Caso houvesse tal efeito, pretendia-se explorar, descrever explicar como ele aconteceu e com que intensidade e se tal efeito foi positivo ou negativo. O referencial teórico adotado para este estudo foi o de Alderson e Wall (1993), Bailey (1996), Scaramucci (1998, 2002 e 2004) e Shohamy (1992). Um questionário quantitativo foi aplicado a todos os professores que tiveram seus alunos submetidos ao exame. Lançou-se mão da estatística descritiva e coeficientes de correlação não-paramêtrica. Logo em seguida, entrevistas em grupo de cunho qualitativo, adaptadas do questionário desenvolvido por Scaramucci (1999), foram feitas com os mesmos para averiguar quais são suas percepções do exame. Preferiuse uma analise interpretativista. Os dados dos dois procedimentos foram triangulados. Os resultados tanto das entrevistas quanto dos questionários apontam que o SAEB não provoca efeito retroativo, nem positivo e nem negativo, no ensino que o precede. Vários são os motivos para tal efeito não ocorrer: o exame esta distante da comunidade escolar: os professores não conhecem como o exame e desenvolvido; eles não tem acesso as provas e gabaritos, não conhecem em qual filosofia de avaliação o exame e embasado; e desconhecem quais são os construtos que o exame avalia.


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