OCULTO ESTÁ OH! CURRÍCULO: EDUCAÇÃO A PARTIR DE AÇÕES AMBIENTAIS COTIDIANAS EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Maclovia Corrêa da Silva, Antonio Carlos Cassilha, Eloy Fassi Casagrande Junior

Resumo


A missão das instituições de ensino superior, além de construir conhecimento, é preparar os estudantes para viver na sociedade moderna, a qual está organizada com recursos finitos e com uma constante produção de objetos que visam satisfazer as neces­sidades humanas. Este conflito entre disponibilidade e uso de bens naturais precisa estar presente nas ações que acontecem no meio escolar, local onde crianças e jovens passam grande parte de suas fases de infância, adolescência e vida adulta. Aproximam-se com as facilidades da comunicação, os problemas exteriores e interiores às instituições de toda natureza. Logo, reformulações curriculares nas universidades se fazem necessárias para atender as transformações que acontecem nos ambientes rurais e urbanos. Mas quando isto não está explícito de forma institucional, as mudanças podem acontecer por meio do currículo oculto, aquele que vai sendo construído na forma de outras atividades. É o que se discute neste artigo, que escolheu uma instituição centenária que trabalha o ensino profissional tecnológico praticando a interdisciplinaridade por meio também do currículo oculto. Compromisso com os princípios da Agenda 21, a criação do Escritó­rio Verde, discussões em grupos de estudo, programas de gestão ambiental são algumas iniciativas da tão recente Universidade Tecnológica Federal do Paraná e da tão antiga instituição de ensino técnico.


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