AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS SÃO APLICADAS NO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA?

Heloyse Kozievtch, Miriam Sester Retorta

Resumo


Em muitos momentos professores se sentem frustrados por perceber que seus alunos não têm a receptividade esperada para uma atividade, a qual muitas vezes em outro grupo gerou resultados completamente distintos. Como explicar esse fenômeno? Buscamos na teoria das Inteligências Múltiplas (GARDNER, 1983) um suporte que pudesse explicar isso e ao mesmo tempo sugerir propostas para conhecer melhor o perfil de alunos e professores, resultando numa melhoria no processo ensino-aprendizagem. Assim, o objetivo geral deste trabalho e verificar se as Inteligências Múltiplas que fazem parte do perfil dos professores de Espanhol como língua estrangeira são privilegiadas na elaboração e aplicação das atividades que eles utilizam com seus alunos. Para tanto, utilizamos como instrumento de pesquisa dois questionários distintos, buscado analisar, primeiramente, o perfil das inteligências múltiplas de cada professor e depois quais das sete inteligências propostas por Gardner são utilizadas nas atividades realizadas por eles em sala de aula. Finalmente, cruzamos os dados obtidos, para que fosse possível visualizar se as inteligências principais do professor enviesam sua pratica docente. Os primeiros resultados evidenciam que esta afirmação esta correta.


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