IMPLANTANDO PRÁTICAS SUSTENTÁVIES NOS CAMPI UNIVERSITÁRIOS: A PROPOSTA DO ESCRITÓRIO VERDE DA UTFPR

Eloy Fassi Casagrande Junior, Vania Deeke

Resumo


Face ao aumento dos impactos sócio-ambientais derivados do aquecimento global e demais problemas causados pelo homem e o atual modelo de desenvolvimento, as Instituições de Ensino Superior (IES) tem um importante papel a cumprir para dar-se um rumo seguro ao desenvolvimento sustentável. Para servi como exemplo a toda a sociedade, esta preocupação da IES deve refletir na sua infra-estrutura física, administração e linha pedagógica. A sustentabilidade pode ser ensinada pelo método tradicional

de professor e sala de aula, pela pesquisa e extensão. A inserção de temas ambientais transversas nas disciplinas de graduação é uma das formas a se adotar, mas também pode ser transmitida pelo conhecimento tácito, pois estudos demonstram que retemos apenas de 10% a 20% do que ouvimos ou lemos, contra 80% do que experimentamos. A estrutura física e administrativa, considerando o planejamento dos campi e de seus edifícios dentro do conceito de greenbuilding, tem sido uma prática adotada por IES no exterior e algumas no Brasil. Além de seu currículo explícito, toda IES possui outro, implícito, que consiste em seus terrenos, edifícios e operações que precisam se adequar a esta realidade. Este artigo apresenta a proposta de implantação de um Green Office (Escritório Verde) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Curitiba, para implantar uma política ambiental universitária que vão desde projetos pedagógicos e administrativos até diretrizes de arquitetura e construção sustentável para estruturas existentes e novas. Acredita-se que estas medidas, por sua vez, demandarão novos produtos, comportamentos e processos, exigirão novas pesquisas e contribuirão para formar uma cultura sustentável.


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