A ABORDAGEM AMBIENTAL EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM DESIGN: AS CONSIDERAÇÕES DO MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO E CULTURA E OS MÉTODOS DE QUATRO ESCOLAS DO SUL DO BRASIL
Resumo
O ensino de design no Brasil, nos cursos de graduação, ainda não está completamente adequado para a abordagem sistematizada dos diversos aspectos ambientais que permeiam a prática da profissão. Observa-se que, os projetos pedagógicos da maioria dos cursos superiores de design ofertados no país, quando fazem qualquer menção a respeito, deixam pouco explícito como estas questões irão ser desenvolvidas ao longo de todo período de aprendizado. Em geral, estas atribuições acabam ficando a cargo do corpo docente de cada instituição, que se bem intencionado muitas vezes possui falta de preparo específico para inserir a abordagem ambiental na prática projetual. Da mesma forma observa-se que, em alguns casos as precárias condições técnicas dos próprios cursos, os impedem de alcançar resultados ideais. No entanto, observa-se que algumas instituições têm revertido esta situação e que importantes avanços estão sendo conquistados no sentido de melhor introduzir as variáveis ambientais de forma sistematizada na prática projetual. Este artigo irá abordar como o Ministério de Educação e Cultura - MEC faz a menção sobre as questões ambientais para os cursos de graduação em design no Brasil, bem como os resultados que alguns cursos da Região Sul do Brasil estão alcançando e seus métodos quando trabalham com os problemas ambientais no ensino de design.
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