ENERGIA E O ENSINO DA ENGENHARIA NA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ-UTFPR: DESAFIOS PARA SE ALCANÇAR A SUSTENTABILIDADE

Maclovia Corrêa da Silva, Antonio Carlos Cassilha, Eloy Fassi Casagrande Junior

Resumo


Os impactos sócio-ambientais decorrentes da produção de energia elétrica concentrada nos combustíveis fósseis se agravaram nas últimas trinta décadas. A humanidade enfrenta hoje sue maior desafio diante do aquecimento global e suas trágicas conseqüências. A formação de engenheiros do futuro, que possam ter um conhecimento profundo de tecnologias que reduzam estes impactos deve ser prioridade no sistema de ensino atual para que se possa alcançar a sustentabilidade. Este artigo procura mostrar a dificuldade da abordagem deste tema em algumas universidades onde persiste a concentração do ensino focado nas tecnologias e energias convencionais, analisando o caso do Departamento Acadêmico de Eletrotécnica DAELT, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Conclui-se que é preciso iniciar um movimento em direção a mudanças pedagógicas e curriculares que possam modificar a forma de geração e distribuição da energia, integrar as antigas energias com as novas formas de pensar a estrutura econômica existente, acelerar a implantação dos programas de eficiência energética e disseminar as energias renováveis e produção mais limpa.


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