A ACADEMIA VAI A COMUNIDADE: DISCUTINDO AS RELAÇÕES ENTRE DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E PROJETOS COMUNITÁRIOS

Maclovia Corrêa da Silva, Henry Belchior da Cunha, Eloy Fassi Casagrande Junior

Resumo


Com o agravamento dos problemas mundiais de ordem sócio-econômica e ambiental, as instituições universitárias vêm recebendo críticas pelo seu isolamento e pela falta de comprometimento com os resultados e resoluções para os conflitos e contradições que se apresentam na sociedade tecnológica. Na visão contemporânea, o papel das instituições superiores de ensino passa por uma transformação, e estas estão sendo apontadas como colaboradoras da inclusão e da formação de profissionais alicerçados na mentalidade de cidadãos de cidades globais. O objetivo deste estudo é apresentar pesquisas realizadas por alunos orientados por professores da linha de pesquisa Tecnologia e Desenvolvimento, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia (PPGTE), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) que abordam as questões sócio-ambientais relacionadas à problemática de capacitação profissional e inclusão social de grupos de pessoas caracterizados como interessados em participar de comunidades enquanto agentes com afinidade profissional. Nestas pesquisas foram observados casos de ações que buscaram promover a utilização de recursos naturais de maneira branda, na perspectiva de preservação e conservação do meio ambiente, com a finalidade de produção de objetos e de geração de renda. As quatro dissertações analisadas encontram-se alicerçadas na premissa de que a técnica e o saber-fazer, se aliados ao conhecimento da academia, podem produzir o aperfeiçoamento de habilidades e competências e auxiliar na redução dos impactos decorrentes da fabricação de produtos, tornando-os condizentes com os objetivos de sustentabilidade e qualidade de vida.


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