EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO MEDIADOR: AS DISSERTAÇÕES NA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

Maclovia Corrêa da Silva, Alessandra Aparecida Pereira Chaves, Leticia Lopes Koehler, Samira Leme, Eloy Fassi Casagrande Junior

Resumo


A Educação Ambiental (EA) é vista como instrumento mediador para unir os esforços necessários à mudança de comportamento para a melhoria das condições ambientais do planeta e a manutenção da vida. O presente artigo pretende apresentar, a partir da produção acadêmica de programas de Pós-Graduação da UTFPR, como temas correlacionados à Educação Ambiental e ao meio ambiente assumem tendências de pensamento que circulam pela tecnologia, indústria, consumo e práticas culturais de forma sistêmica. Essas correlações resultam em diversas formas de interação nos mais variados ambientes que compõe a comunidade acadêmica. Através das pesquisas e debates busca-se fomentar estudos no âmbito da pós-graduação no sentido de abranger a educação ambiental, o meio urbano e a sustentabilidade. Nas produções dissertativas dos estudantes, pode-se observar a preocupação na formulação de procedimentos para o ser humano e o ambiente que o acolhe, dando à educação ambiental um papel relevante na resolução de conflitos.


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