CONCEPÇÕES DOS EX-ALUNOS ACERCA DA CIDADANIA DOCENTE UNIVERSITÁRIA: UMA PERSPECTIVA LUSO-BRASILEIRA

Arménio Rego, Dálcio Reis

Resumo


Este artigo mostra de que forma os alunos diplomados valorizam os comportamentos de cidadania dos seus antigos docentes. Estes comportamentos são explicitados em quatro dimensões: O comportamento participativo que representa a promoção do diálogo e o fomento da participação dos estudantes no processo pedagógico; A orientação prática que reflete a preocupação pedagógica do docente em ilustrar a explanação das matérias com exemplos práticos e interessantes para a vida dos estudantes; a consciência pedagógica que diz respeito aos comportamentos reveladores de uma postura preocupada com o exercício rigoroso da função docente (por exemplo, preparar bem as aulas, ser exigente, dar as aulas com rigor e seriedade); a cortesia ou falta dela que representa um tratamento respeitador (ou não) dos estudantes.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais

ISSN IMPRESSO 1516-280X

ISSN ELETRÔNICO 2179-6122