O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM SERVIÇO DE PROFESSORES: A CONTRIBUIÇÃO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira, Herivelto Moreira

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar uma síntese da dissertação de mestrado realizada no PPGTE (Programa de Pós-Graduação emTecnologia do CEFET-PR), que tratou do desenvolvimento profissional em serviço de professores e a contribuição deste para a prática pedagógica em uma instituição de educação tecnológica. A abordagem metodológica foi a pesquisa qualitativa de natureza interpretativa. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada individual, conduzida com professores e com responsáveis pelo seu desenvolvimento pedagógico. A amostra foi constituída de vinte e nove participantes selecionados intencionalmente. As entrevistas foram gravadas e transcritas literalmente. Os principais resultados mostram que não há um planejamento sistemático por parte da Instituição no que se refere ao desenvolvimento do professor em serviço. A contribuição destes cursos para os professores é muito pequena uma vez que sua prática pedagógica se mantém inalterada. A grande maioria dos participantes do estudo entende o desenvolvimento profissional em serviço nos moldes tradicionais.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais

ISSN IMPRESSO 1516-280X

ISSN ELETRÔNICO 2179-6122