CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS DISCENTES DO CURSO DE AGRONOMIA DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PATO BRANCO

Kleber Andolfato Oliveira, Lenir Maristela Silva

Resumo


O processo de aprendizagem precisa envolver o acadêmico como pessoa e isso implica levar em consideração suas idéias, sentimentos, culturas e valores sociais. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo levantar as principais características dos acadêmicos do curso de agronomia para proporcionar aos educadores diretos e indiretos subsídios que contribuam para o processo ensino-aprendizagem. O levantamento de dados aconteceu na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco com todos os estudantes do Curso de Agronomia do ano de 2007. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário de múltipla escolha composto de 12 questões relativas ao sexo, origem dos acadêmicos, importância das disciplinas, contribuição da escola para a formação técnico-humanística e participação em eventos ou publicações. Foram entrevistados 156 acadêmicos. Pôde-se observar que 74% dos acadêmicos que compõem o curso de Agronomia da UTFPR pertencem ao sexo masculino. Dos entrevistados, sessenta e sete acadêmicos possuem suas famílias residindo no meio rural. O número de acadêmicos que possui alguma experiência com atividades agrícolas também é grande, e em algumas séries esses valores somam mais da metade das turmas. O envolvimento dos acadêmicos com publicações e participações em eventos científicos apresenta um crescimento conforme o andamento do curso. O interesse da maior parte dos acadêmicos de Agronomia da UTFPR se encontra em disciplinas que compõe o grupo das disciplinas da área de Fitotecnia e da área de Ciências do Solo.

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