O PROEJA COMO POLÍTICA PÚBLICA NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

Céuli Mariano Jorge

Resumo


 

O presente artigo apresenta o processo de implantação da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos PROEJA, na Rede Estadual de Educação do Estado do Paraná, como uma política pública e não como um programa. A proposta curricular dessa nova oferta pauta-se no trabalho como um instrumento do processo de humanização, discute a relação entre trabalho e educação e o trabalho como princípio educativo. O que significa que a educação não pode estar voltada para o trabalho de forma a responder às necessidades adaptativas, funcionais, de treinamento e domesticação do trabalhador, exigidas em diferentes graus, na sociedade moderna, mas sim, que a educação pode ter como preocupação fundamental o trabalho em sua forma mais ampla. Assim, busca nos filósofos clássicos do Materialismo Histórico Dialético, a fundamentação teórica para a reflexão sobre os elementos básicos à compreensão do trabalho como categoria no processo de produção e reprodução sociais, nas contradições entre trabalho e capital e do trabalho como princípio educativo. Propõe um currículo integrado e presencial, com bases sólidas nos conhecimentos historicamente produzidos, como forma de superar a fragmentação, atendimento às demandas do mercado e o processo de aligeiramento que se sempre caracterizou essa modalidade de oferta.

Palavras-Chave: Educação e Trabalho, Política Pública, Princípio Educativo


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