EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ABORDAGEM TEÓRICA

Ademir Samuleski, Evanete Terezinha Marcello Pazetto, Marilita de Oliveira Santos, Natielen Somariva Toledo Penso, Rosane Aparecida da Silva Olivo, Roseli Terezinha Alves

Resumo


A Educação Ambiental é um processo continuado, o qual ao ser trabalhado deve abranger todas as pessoas de todas as idades em todos os níveis sociais em âmbito formal e não-formal. Os meios de comunicação com tamanha amplitude atinge grandes massas populacionais, tendo assim a responsabilidade de passar as informações necessárias em um trabalho de sensibilização de toda a sociedade. Em pesquisa realizada a função da Agenda 21 é promover a colaboração apropriada com as organizações não governamentais, inclusive as organizações de mulheres e de populações indígenas , educação de jovens e adultos, pautando os problemas ambientais locais. Relata-se na década de 90 que o ministério da educação e cultura , IBAMA, desenvolveu ações para consolidar a Educação Ambiental no Brasil. Como parâmetro escolar temos o MEC, que incluiu nos Parâmetros Curriculares Nacionais a Educação Ambiental como tema transversal em todas as disciplinas e também nos cursos de capacitação. Assim em pesquisa realizada através das bibliografias, entende-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o individuo e a coletividade constroem os valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para conservação do meio ambiente, consolidando uma sensibilização voltada para as ações humanas de forma direta e intimamente ligada ao processo escolar do ser humano.

Palavras-Chave: Educação Ambiental, Parâmetros Curriculares, Tema Transversal

 


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