UM ESTUDO DA SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES DE UMA EMPRESA DE MATERIAIS ELÉTRICOS A PARTIR DA TÉCNICA DE INCIDENTE CRÍTICO
Resumo
O estudo em questão relata os atributos de satisfação dos colaboradores de uma empresa de materiais elétricos. A pesquisa caracterizou-se como exploratória, com método qualitativo a fim de coletar a real percepção dos colaboradores em relação ao ambiente no qual estão inseridos. A amostragem foi considerada probabilística censitária por participar da pesquisa os 72 colaboradores da empresa, ou seja, 100%. Os 72 colaboradores que participaram da pesquisa pertencem a três grupos de foco, sendo 45 pertencentes a matriz, 18 da filial 1 e 9 da filial 2. O questionário aplicado para coleta de dados foi composto por questões abertas utilizando-se da técnica de incidente critico, que se constitui uma alternativa qualitativa para determinar atributos de satisfação. Posteriormente deu-se a interpretação dos dados através da análise de conteúdo. Através dos resultados interpretados percebe-se que o que deixa as pessoas mais satisfeitas no ambiente organizacional é o fato de trabalhar em uma empresa organizada que proporciona crescimento profissional e incentiva a formação das pessoas através de cursos e treinamentos. Quanto aos pontos fortes, os mais citados foram à administração da empresa e relacionamento com os colegas. As sugestões de melhorias que foram indicadas pelos colaboradores estão relacionadas com cursos e treinamentos, salários e contratação de novos colaboradores.
Palavras-chaves: Satisfação, Técnica de Incidente Critico, Análise de Conteúdo