REFLEXOS NA ROTATIVIDADE DE PESSOAL DE UMA EMPRESA DO RAMO ODONTOLÓGICO NA CIDADE DE PATO BRANCO PR

Jaqueline Strapazzon, Sonia Calegari, Tatiane Ronchi Simioni

Resumo


Um dos principais alicerces das organizações são as pessoas, que são utilizadas como ferramentas, para obter resultados para as empresas. Atualmente as empresas têm investido muito no capital intelectual e os profissionais da área de gestão de pessoas têm como objetivo principal reduzir o índice de rotação de pessoal, por meio da análise de todo o processo de recrutamento, seleção, treinamento, motivação e desenvolvimento do funcionário na empresa. Neste aspecto, o presente artigo tem como objetivo analisar se houve alteração no índice de rotatividade da empresa pesquisada, em relação a pesquisa anterior, bem como as ações por parte da empresa para tal modificação. Para isto foram verificados os dados obtidos na pesquisa realizada em 2006/2007, e levantados dados referentes ao período 2007/2008. Na primeira pesquisa foi identificado que deveriam ser melhorados aspectos como a seleção dos funcionários, reconhecimento e salários. Na pesquisa de 2007/2008 pode-se identificar que algumas ações foram implementadas, como a melhoria nos critérios de seleção. Contudo, a empresa ainda tem um grande caminho a percorrer no que se refere a gestão de pessoas.

Palavras-Chave: Gestão de pessoas, Rotatividade, Organização.

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