ANÁLISE DA GESTÃO ESTRATÉGICA DE ENTRADA EM MERCADOS INTERNACIONAIS BASEADO NO USO DOS INDICADORES DO BALANCED SCORECARD

Willian Na Lamba, Paula Regina Zarelli Rocha

Resumo


O Balanced Scorecard (BSC) revela-se como ferramenta capaz de atender as novas exigências do cenário econômico globalizado em constante mutação. O sucesso ou fracasso de uma empresa no século 21 dependerá da sua capacidade de competir efetivamente em mercados globais. O Balanced Scorecard é visto como um auxílio à gestão de desempenho, capaz de alinhar a estratégia à empresa, traduzindo-a em termos estratégicos, através da execução do mapa estratégico e indicadores de desempenho. Onde, os objetivos e medidas focalizam o desempenho organizacional sob quatro perspectivas (financeira, clientes, processos de negócios internos e aprendizado contínuo). Buscando retratar essa situação, o objetivo desse artigo é demonstrar com a utilização da ferramenta de desempenho do BSC o maior desempenho da gestão estratégica na tomada de decisões de entrada em mercados internacionais, pois o mundo está cada vez mais competitivo, as freqüentes mudanças no ambiente de negócios estão exigindo um perfil mais abrangente de todas as empresas, para tanto, bons resultados em negócios internacionais dependem das melhores estratégias. Com isso, as ferramentas de desempenho aumentariam a eficiência na utilização dos recursos disponíveis e maior eficácia na análise da seleção de mercados-alvo e potenciais e melhor prospecção de negócios em outros mercados

Palavras-chave: Balanced Scorecard; Estratégia; Mercado Internacional; Negociação Internacional.


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