A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E SUA APLICAÇÃO NO ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO

Marcelo Meneghatti, Anderson Mazzuco Lazarin, Jucelia Appio

Resumo


Cada indivíduo carrega consigo certas potencialidades, ou seja, possui a capacidade de questionar e procurar respostas fazendo uso destas, que são determinadas também pela herança genética, mas principalmente pelo ambiente cultural no qual as pessoas estão envolvidas. Além do individuo já nascer com muitas inteligências, passa a desenvolvê-las de acordo com o meio social em que convive. O objetivo desta pesquisa é identificar as Inteligências Múltiplas (IM) mais desenvolvidas nos acadêmicos do curso de Administração da Universidade Paranaense UNIPAR Campus de Francisco Beltrão PR. A pesquisa foi caracterizada como quantitativa descritiva pelo fato de coletarmos informações utilizando-se de um questionário fechado de Inventário de IM para Adultos. O questionário aplicado foi composto por oitenta e uma questões devidamente ordenadas de acordo com cada uma das oito inteligências de Gardner. A amostra foi composta por 191 acadêmicos distribuídos entre as quatro turmas do curso. Quanto aos resultados, a pesquisa apontou que as inteligências maior desenvolvimento entre os acadêmicos esta relacionada às Inteligências interpessoal e musical. Em contraposição, as inteligências lingüística e naturalista encontram-se menos desenvolvida em relação as demais inteligências pesquisadas.

 

Palavras-chave: Inteligências Múltiplas, Inventário, acadêmicos


Texto completo:

PDF