Uma visão sobre os conceitos básicos da logística reversa

Rosely Antunes de Souza, Silvana Ligia Vincenzi Bortolotti, Vanina Macowski Durski Silva

Resumo


A logística reversa é uma nova área da logística empresarial que tem como objetivo gerenciar e operacionalizar o retorno de bens e materiais após sua venda e consumo, às suas origens, agregando valor aos mesmos. Dentro do contexto econômico, ambiental e social, essa nova ferramenta vem contribuir de forma significativa para o reaproveitamento de produtos e materiais após seu uso, amenizando os prejuízos causados ao meio-ambiente pelo grande volume de bens fabricados pelos complexos produtivos. Com a Legislação Ambiental direcionando a responsabilidade das empresas em controlar todo o ciclo de vida de seus produtos, as mesmas passam a ser responsáveis pelo impacto que seus produtos podem causar ao meio ambiente. Diante da importância do tema e da carência de literatura sobre o assunto, o presente trabalho tem por objetivo destacar alguns conceitos básicos sobre logística reversa.

Palavras-chave


Logística reversa, Pós-consumo, Pós-venda.

Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, A.; BENEDUZZI, B.; ZORZIN, G.; MENQUIQUE, J.; LOUREIRO, M. C. Logística reversa o reverso da logística. FAENAC-Faculdade Editora Nacional (São Caetano do Sul-SP) Disponível em: Acesso em 20 de abril de 2006.

CHAVES, G. L.D.; MARTINS R. S. Diagnóstico da reversa na cadeia de suprimentos de alimentos processados no oeste paranaense. In: VIII Simpósio de Administração da Produção Logística e Operações Internacionais (SIMPOI), Anais, São Paulo: FGV, p. 1-16, 2005.

LEITE, P. R. Logística Reversa: meio ambiente e competitividade. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

CSCMP Disponível em Acesso em 18 de abril de 2006.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.