Responsabilidade social: contextualização histórica e cenários de seu desenvolvimento

João Eduardo Linhares, Josiane Lusia Scariot, Liliane Canopf

Resumo


O termo Responsabilidade Social têm sido amplamente utilizado, tanto no meio acadêmico quanto empresarial, no entanto, apesar de sua disseminação, ainda suscita dúvidas, a relevância deste artigo está na busca de melhor esclarecer o que é Responsabilidade Social. Para alcance de seu objetivo apresenta, através da consulta a autores da área, a contextualização histórica das discussões envolvendo o termo e os cenários de seu desenvolvimento. Apresentada como a forma das empresas conduzirem seus negócios com capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes envolvidas no negócio, chamados de stakeholders, a Responsabilidade Social emerge como uma questão de sobrevivência em um mercado globalizado, onde os consumidores estão cada vez mais exigentes não só quanto à qualidade e preço dos produtos e serviços, mas a todo seu processo produtivo.

Palavras-chave


Responsabilidade Social, Contextualização Histórica, Cenários de Desenvolvimento.

Texto completo:

PDF

Referências


DEJOURS, C. A loucura do trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho. 5.ed. São Paulo: Cortez, 1992.

DUARTE, C.O; TORRES, J.Q. Responsabilidade Social Empresarial: dimensões históricas e conceituais. Disponível em: http://www.valoronline.com.br/ethos/pdf/2004/Cristiani_Duarte_e_J uliana_Torres.pdf Acesso em: 24/05/06

INSTITUTO Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. A Ética nas Organizações. São Paulo. Disponível em: . Acesso em: 25/06/2006.

INSTITUTO Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. Responsabilidade Empresarial no Brasil é questão de sobrevivência. Disponível em: . Acesso em: 05/05/2006.

LELIS, I. Política de Desenvolvimento Social nas empresas. Canal Terceiro Setor, CIEE: Centro de Integração Empresa Escola. Disponível em: . Acesso em: 26/05/2006.

SARAIVA, P. S. O movimento de responsabilidade social das empresas no Brasil e no mundo. In: Relações Públicas e a Responsabilidade Social das Empresas com o Público Interno. Monografia de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) Escola de Comunicação, Universidade de São Paulo, São Paulo, julho/2001. Disponível em: . Acesso em: 28/05/2006.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.