Sistema de informação gerencial: um estudo de caso de uma empresa de agronegócios de Pato Branco - PR

Josiane Lusia Scariot, Luiz Parzianello, Ronaldo Felipe Pereira, Neimar Follmann

Resumo


Dentro do setor comercial de uma cerealista, diversos fatores influenciam no bom desempenho da comercialização dos produtos. Dentre eles, a maneira com que as informações, interna e externa à empresa, chegam até o executivo responsável pela tomada de decisão. Nesse contexto o Sistema de Informação Gerencial se torna um instrumento administrativo indispensável que vai proporcionar sustentação e confiabilidade para otimizar o processo decisório. Dentro da empresa estudada esse sistema é de fundamental importância devido ao dinamismo das mudanças do mercado, que influenciam diretamente na formação de preços dos produtos agropecuários.

Palavras-chave


cerealista, formação de preço, comercialização, Sistema de Informação Gerencial.

Texto completo:

PDF

Referências


BATALHA, M. O. Gestão Agroindustrial. Ed. Atlas. São Paulo, 2. ed., 1997.

MARQUES, P. V. MELLO, P. C. Mercados Futuros de Commodities Agropecuárias. Ed.BM&F. Piracicaba, 1. ed., 1999.

OLIVEIRA, D. P R. Sistemas de Informações Gerenciais. Ed. Atlas. São Paulo, 9. ed., 2004.

NEVES, M F. ZYLBERSZTAJN, D. NEVES, E M. Agronegócio do Brasil. Ed. Saraiva. São Paulo, 1. ed., 2005.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.