O curso de licenciatura em matemática: uma experiência em extensão de educação continuada

Roseli Terezinha Alves, Pollyane Casagrande, Valéria Costa

Resumo


O relato apresentado traz uma abordagem da experiência vivenciada, no trabalho de extensão do Curso de Licenciatura em Matemática. Utilizando a metodologia dialética, se materializaram ações que não se esgotaram em si mesmas, mas projetaram-se na direção da transformação social, implicando na construção de um conhecimento capaz de gerar essas transformações, caracterizando-se, portanto, como educação em processo.

Palavras-chave


Educação; Extensão; Ensino;

Texto completo:

PDF

Referências


KOSIK, K. Dialética do Concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976. 248 p.

MANACORDA, M. A. Marx e a pedagogia moderna. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991. 198 p.

SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 15. ed. Campinas: Autores Associados, 2004.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1992a.

SAVIANI, D. Escola e democracia. 26. Ed. Campinas: Autores Associados, 1992b. 104 p.

SEVERINO, A. J. Filosofia da educação: construindo a cidadania. São Paulo: FTD, 1994. 152 p.

TEIXEIRA, E. Vygostski e o materialismo dialético: uma introdução aos fundamentos filosóficos da Psicologia Histórico Cultural. Pato Branco: FADEP, 2005.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.